Topo

Árbitro do 7 a 1 será técnico de time da 3ª divisão do Campeonato Espanhol

O árbitro mexicano Marco Antonio Rodríguez durante a goleada da Alemanha sobre o Brasil - Buda Mendes/Getty Images
O árbitro mexicano Marco Antonio Rodríguez durante a goleada da Alemanha sobre o Brasil Imagem: Buda Mendes/Getty Images

21/08/2019 11h19

O ex-árbitro mexicano Marco Antonio Rodríguez, que apitou a derrota do Brasil para a Alemanha por 7 a 1, nas semifinais da Copa do Mundo de 2014, foi anunciado nesta quarta-feira como novo técnico do Salamanca, clube que disputa a terceira divisão do Campeonato Espanhol.

Conhecido como "Pequeno Drácula", pela semelhança com o personagem do mesmo nome, em um famoso programa de televisão no México, Rodríguez deixou a arbitragem um dia depois do fim do Mundial realizado há cinco anos, justamente, em território brasileiro.

Além da Copa de 2014, em que trabalhou em cinco jogos, com destaque para a goleada alemã nas semifinais, o mexicano ainda foi escalado para duas partidas nas edições de 2006, na Alemanha, e 2010, na África do Sul, sempre de fase de grupos.

Ainda no Brasil, ganhou notoriedade ao expulsar o atacante Luis Suárez, durante jogo com a Itália, após mordida no zagueiro Giorgio Chiellini, que tirou o hoje jogador do Barcelona do torneio.

No Salamanca, que terminou em 12º lugar em um dos grupos da terceira divisão da Espanha, o "Pequeno Drácula" foi contratado depois que a primeira opção do clube, o também mexicano José Luis Trejo não conseguiu licença junto a Federação Espanhola de Futebol.

O presidente do time alvinegro é outro compatriota de Rodríguez, o empresário Manuel Lovato, que revelou ter tido o ex-árbitro como opção imediata, depois de não conseguir trazer o favorito para a função de técnico. O dirigente ainda prometeu grandes resultados para o futuro.

"Há um ambicioso projeto de devolver o clube à primeira divisão do futebol nacional", garantiu.

O Salamanca foi fundado em 2013, após a extinção do homônimo, que chegou a participar da elite do Campeonato Espanhol, entre as décadas de 70 e 90. O estádio da equipe agora comandada por Rodríguez segue sendo o estádio Helmántico.

O ex-árbitro, que exerce a função de técnico pela primeira vez na carreira, já trabalhou na casa do clube espanhol nesta quarta-feira, no primeiro contrato com os jogadores que treinará ao longo desta temporada.

A estreia do "Pequeno Drácula" no banco de reservas do Salamanca está prevista para domingo, em duelo com o Arenas Getxo, em casa, pela primeira rodada do grupo II da terceira divisão.