Topo

Werth consolida hegemonia europeia e vence no programa livre do adestramento

24/08/2019 15h05

Roterdã (Holanda), 24 ago (EFE).- A amazona alemã Isabell Werth, montando a égua Bella Rose, voltou a conquistar um título no Campeonato Equestre Europeu realizado em Roterdã, na Holanda, desta vez no programa livre da prova de adestramento.

Com pontuação superlativa de 90.875%, Isabell, de 50 anos e dona de seis medalhas de ouro e quatro de prata em Jogos Olímpicos entre provas individuais e por equipes, superou neste sábado a compatriota e tradicional rival Dorothee Schneider, que montou Showtime FRH (90.561%).

"Esperava que Dorothee estivesse muito perto. Foi um grande ambiente em uma semana muito longa, mas estou muito satisfeita por Bella, porque sempre me deu o melhor dela", disse Werth em entrevista coletiva após a disputa.

Por sua vez, Dorothee, que se tornou a sexta amazona a conseguir uma pontuação superior a 90%, comentou que durante a apresentação "não pensava no resultado" e só queria curtí-la com seu cavalo.

Na última quinta-feira, no Grande Prêmio Especial, que valia o título europeu absoluto, as duas protagonizaram outra final muito equilibrada. Isabell levou a melhor, com pontuação de 86.520%, contra 85.456% de Dorothee.

Se há algo muito claro no cenário internacional das provas de adestramento é que a Alemanha e suas amazonas são as rivais a serem batidas em qualquer competição, já que a também alemã Jessica von Bredow-Werndl, com TSF Dalera BB, ficou com o bronze (89.107%).

Por sua vez, o espanhol Claudio Castilla, com o cavalo lusitano Alcaide, finalizou a particpação em 12º (77.861%).

No adestramento paraequestre, a final por equipes teve como campeã a Holanda (227.093%), seguida pela Grã-Bretanha (221.302%) e a Dinamarca (216.493%). EFE