Topo

Portugal goleia com 4 de CR7; Inglaterra bate Kosovo em jogo de 8 gols

10/09/2019 18h53

Redação Central, 10 set (EFE).- Atual campeã continental, a seleção de Portugal se manteve na segunda posição do grupo B das Eliminatórias para a Eurocopa do ano que vem ao golear a Lituânia por 5 a 1 nesta terça-feira, com direito a três gols de Cristiano Ronaldo, enquanto pelo grupo A a Inglaterra se manteve na ponta ao bater o Kosovo por 5 a 3.

No jogo disputado no LFF Stadionas, na cidade de Vilnius, o técnico Fernando Santos escalou o badalado trio de ataque dos lusitanos, com Cristiano, Bernardo Silva, um dos principais nomes do Manchester City atualmente, e João Félix, uma das maiores promessas do futebol mundial.

Apesar do placar elástico, o jogo não foi dos mais fáceis, ao menos no começo. Cristiano Ronaldo marcou o primeiro logo aos sete minutos de partida em cobrança de pênalti, mas Andriuskevicius, de cabeça, deixou tudo igual aos 28, e o duelo foi para o intervalo empatado.

O lance que mudou o rumo do jogo aconteceu aos 17 minutos do segundo tempo. A bola foi de pé em pé no ataque de Portugal, até Cristiano Ronaldo chutar fraco, mas conseguir desempatar graças à falha do goleiro Setkus.

A partir de então, os atuais campeões deslancharam. O camisa 7 marcou outros dois gols, aos 2o e aos 31 minutos, e William Carvalho fechou o placar nos acréscimos, aos 47.

Portugal, que tem um jogo a menos devido à participação na fase final da Liga das Nações, da qual foi campeão, tem oito pontos e está atrás apenas da Ucrânia. A equipe dirigida por Andriy Shevchenko, que folgou na rodada, lidera o grupo, com 13. Já a Lituânia é a lanterna da chave, com apenas um.

Cristiano Ronaldo e companhia têm apenas um ponto a mais que a Sérvia, terceira colocada, que hoje derrotou Luxemburgo por 3 a 1 como visitante. Os donos da casa continuam em quarto lugar, com quatro pontos.

No grupo A, a Inglaterra manteve os 100% de aproveitamento, agora com quatro vitórias em quatro jogos, ao ter superado o Kosovo em confronto bastante movimentado no St. Mary's Stadium, em Southampton.

Berisha deu um susto na torcida local ao fazer 1 a 0 para os visitantes logo com um minuto de bola rolando. Os 'Three Lions' reagiram e marcaram cinco gols no primeiro tempo, com gols de Sterling, Kane, Vojvoda contra e dois de Sancho.

Os kosovares tentaram voltar à partida com dois gols nos dez primeiros minutos da etapa final. Berisha fez mais um aos quatro, e Muriqi, em cobrança de penalidade, reduziu ainda mais a diferença, mas a reação parou por aí.

A Inglaterra tem 12 pontos, contra nove da vice-líder República Tcheca, que foi a Podgorica e venceu Montenegro por 3 a 0, deixando o adversário em quarto, com apenas dois pontos. A Bulgária, que folgou, também tem dois e segura a lanterna.

Já a França jogou "para o gasto" e bateu Andorra por 3 a 0 em Saint-Denis. Coman, Lenglet e Ben Yedder balançaram a rede uma vez cada. A atual campeã mundial venceu cinco de suas seis partidas pelas Eliminatórias, mas vem em segundo lugar, com 15 pontos, atrás da Turquia, que leva a melhor no primeiro critério de desempate, o confronto direto. Os visitantes ainda não pontuaram e continuam em último.

Os turcos também foram a 15 ao golearem a Moldávia, quinta colocada, por 4 a 0 em Chisinau. A Islândia também poderia ter ido a 15, mas parou com 12 ao perder para a Albânia por 4 a 2 em Elbasan, o que levou a equipe anfitriã a nove pontos. EFE