Topo
Esporte Ponto Final

Esporte Ponto Final

O que Alex e Ana Moser têm em comum? A resposta está no passado

ALEX E A PALESTRA MARCANTE DE ZÉ ROBERTO GUIMARÃES

UOL Esporte

por Carlos Padeiro e Giuliano Zanelato

10/06/2017 04h00

Alex e Ana Moser têm algumas características em comum: foram craques entre as quatro linhas e tinham um perfil de liderança quando jogavam. Fora dos campos e das quadras, se engajaram em movimentos que lutam pela melhoria do esporte. Ele foi um dos expoentes do Bom Senso F.C., movimento que ganhou força entre 2014 e 2015, na busca por melhorias de governança no futebol brasileiro. Ela trabalha em projetos para promoção do esporte como ferramenta educacional, como a Caravana do Esporte e a Atletas pelo Brasil.

Para além disso, Alex e Ana Moser têm a mesma resposta para a pergunta "Qual foi o maior momento que você viu no esporte?".

Em 9 de agosto de 1992, prestes a completar 24 anos, Ana Moser era um dos principais nomes do vôlei brasileiro e estava em Barcelona, vivenciando a segunda Olimpíada de sua carreira. Já Alex tinha 15 anos, morava em Curitiba e sonhava ser um jogador de futebol.

Naquele dia, um fato histórico para o esporte brasileiro foi marcante para os dois: o saque de Marcelo Negrão, que garantiu à seleção brasileira masculina de vôlei a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona.

“O jogo da final foi um 3 a 0 muito rápido. A imagem mais forte é a do último ponto, que foi um saque direto do Marcelo Negrão”, comenta Ana Moser.

Um dia antes, a seleção feminina perdera para os Estados Unidos a partida que valia a medalha de bronze. De folga no domingo, a atacante aproveitou para ir ao Ginásio de Montjuic torcer pelo time comandado por José Roberto Guimarães na final contra a Holanda.

ANA MOSER E A SELEÇÃO MASCULINA DE VÔLEI DE 1992

UOL Esporte

Alex acompanhou tudo pela televisão. “Tenho uma imagem do Marcelo Negrão sacando, que é quando acaba e o Brasil é ouro. O Mauricio sai correndo da quadra, pula a placa e se joga na torcida, provavelmente tinha alguém da família dele ali. Eu tinha 15 anos e me imaginava numa Olimpíada, me imaginava numa situação parecida, e aquele time do Zé Roberto me marcou bastante”, revela o ídolo de Coritiba, Palmeiras e Cruzeiro.

No vídeo, Alex conta também que, anos depois, quando ele defendia o Palmeiras, uma palestra motivacional de Zé Roberto Guimarães, com detalhes da conquista em 1992, também está guardada em suas lembranças. Ana Moser faz um comentário mais técnico sobre a seleção de 92 e a opção do treinador de escalar três atacantes.

Era a segunda vez que o vôlei brasileiro disputava uma final olímpica – em 1984, os Estados Unidos ganharam o ouro e o Brasil ficou com a prata, em Los Angeles. A vitória por 3 sets a 0 diante da Holanda garantiu o primeiro ouro olímpico ao Brasil em esportes coletivos.

As entrevistas com Alex e Ana Moser foram realizadas pelo ESPORTE(ponto final), um canal produzido a partir de depoimentos de ídolos sobre os grandes momentos do esporte.

A cada semana, episódios inéditos serão lançados na página especial do ESPORTE(ponto final). E você também pode acompanhar nas mídias sociais: youtube.com/esportepontofinal e facebook.com/esportepontofinal.

Esporte Ponto Final