Topo
Esporte Ponto Final

Esporte Ponto Final

Cafu elege os maiores do futebol brasileiro: Garrincha e 4 ídolos do Santos

CAFU ELEGE OS 5 MAIORES DO FUTEBOL BRASILEIRO

UOL Esporte

14/09/2017 11h00

Capitão do pentacampeonato, Cafu recorreu a ídolos do passado ao ser questionado sobre quais são os 5 maiores jogadores brasileiros de todos os tempos. A resposta foi: Garrincha, Pelé, Pepe, Coutinho e Clodoaldo - um ídolo do Botafogo e quatro do Santos, todos campeões do mundo pela seleção brasileira (Pelé foi três vezes; Garrincha e Pepe, duas).

Cafu não cita nenhum atleta que tenha sido seu contemporâneo. Romário e Ronaldo, craques no tetra e no penta, respectivamente, conquistas das quais ele fez parte, ficaram de fora da lista do lateral-direito.

Ele prefere elogiar aquele que foi considerado o maior parceiro de Pelé. “Coutinho era um gênio. O posicionamento do Coutinho dentro de campo era uma coisa impressionante. Não perdia um lance, não perdia uma bola, dificilmente perdia um gol. Um cara que lia o jogo antes de a bola chegar. Pra mim foi um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro”.

LANCES DE GARRINCHA, PELÉ, COUTINHO, CLODOALDO E PEPE

UOL Esporte

Coutinho sorri ao saber do elogio. “O Cafu é muito meu amigo, gente bacana pra caramba. Ele conhece das coisas. Viajamos muitas vezes juntos para o interior, e aí formalizamos uma amizade. Inclusive faz tempo que não o vejo".

Em 457 jogos pelo Santos, o camisa 9 anotou 370 gols. Chegou à Vila Belmiro aos 14 anos, estreou aos 15 e começou a se firmar na equipe aos 16. Foi bicampeão da Libertadores e da Copa Intercontinental (em 1962 e 63), considerado o Mundial Interclubes. Pela seleção brasileira, foi campeão do mundo na Copa do Chile, em 62, como reserva (estava machucado).

“Vivi uma fase boa desde que assumi a posição de titular no Santos. Fui convocado pela seleção brasileira várias vezes. Muito jovem, era tratado como garotinho. O Djalma Santos brincava, dizia que ia pegar na minha mão para atravessar a rua. Na Copa de 62 era pra eu ser titular, mas me machuquei e o Vavá entrou no meu lugar”, comenta o ídolo do Peixe.

Voltando ao top 5...

Dispensam apresentações Pelé e Garrincha. O primeiro é o rei do futebol, foi eleito o atleta do século 20 e ganhou mais de 30 títulos - os principais são as três Copas do Mundo, as duas Libertadores e as duas Copas Intercontinentais. O segundo rivalizava com Pelé, no final da década de 50 e início de 60, nos históricos duelos entre Santos e Botafogo, e foi o craque da Copa de 62. Pelé e Garrincha jamais perderam uma partida quando atuaram juntos pela seleção brasileira – foram 36 vitórias e 4 empates.

Pepe é o segundo maior artilheiro da história do Santos, com 405 gols em 750 jogos. Ficou conhecido como “Canhão da Vila”, pelo chute forte que saia do seu pé esquerdo. Ele costuma dizer que é o "maior artilheiro humano" do time alvinegro, já que considera Pelé um ET. Foi o jogador que mais ganhou títulos pelo Santos, com 27 conquistas oficiais, uma a mais do que Pelé.

Clodoaldo é mais jovem do que Pelé, Pepe e Coutinho e despontou no Santos no final da década de 60, com a difícil missão de substituir o capitão Zito. É considerado um dos maiores volantes da história do time de Vila Belmiro. Pela seleção, foi peça fundamental na conquista do tricampeonato, em 1970. Fez um gol importante contra o Uruguai, na semifinal.

ESPORTE(ponto final)

As entrevistas com Cafu e Coutinho foram realizadas pelo ESPORTE(ponto final), um canal produzido a partir de depoimentos de ídolos sobre os grandes momentos do esporte.

A cada semana, novos episódios serão lançados na página especial do ESPORTE(ponto final). E você também pode acompanhar nas mídias sociais: youtube.com/esportepontofinal e facebook.com/esportepontofinal.

Esporte Ponto Final