Topo
Esporte Ponto Final

Esporte Ponto Final

Rock in Rio e futebol: os astros da música e seus times do coração

15/09/2017 04h00

O Rock in Rio chega à sua 17ª edição. Desde 1985, quando aconteceu o primeiro festival, mais de 1,5 mil artistas passaram pelos palcos. Muitos deles têm histórias interessantes graças à paixão que alimentam por times de futebol. Veja a seguir:

Pet Shop Boys e Arsenal

Chris Lowe, do Pet Shop Boys, é torcedor do Arsenal. Em 1993, ele compôs e produziu a música “Do the rigth thing”, com o ídolo do Arsenal Ian Wright. O atacante, que anotou 185 gols com a camisa dos Gunners, gravou a música e o clipe, que conta com a presença do músico Lowe. Wright diz que a música foi uma forma de protesto, porque ele achava que estava sendo oprimido pela federação inglesa de futebol. Na noite dessa sexta, o Pet Shop Boys, formado por Neil Tennant e Chris Lowe, apresentou seu repertório de technopop no Rio de Janeiro.

Elton John e o Watford

A relação Elton John - Watford é a mais forte envolvendo astros da música e equipes de futebol. O cantor inglês comprou o seu time de coração em 1977 e passou a investir para torná-lo mais forte. O Watford frequentava a quarta divisão e evoluiu até ser vice-campeão inglês em 83. Em 2002, já como presidente honorário do clube, o cantor encerrou seu vínculo administrativo, mas realizou shows para arrecadar fundos para o Watford, inclusive com a presença de Pelé e David Beckham. Elton esteve em três edições do Rock in Rio.

ELTON JOHN DISCURSA APÓS GANHAR ARQUIBANCADA COM SEU NOME

UOL Esporte

Queen, Manchester United e Arsenal

O Queen tem tudo a ver com Rock in Rio (fizeram um show histórico em 85) e com futebol. O baterista Roger Taylor torce para o Manchester United. Em 98, ele ajudou financeiramente um grupo de torcedores que protestavam contra a proposta de Rupert Murdoch para comprar o clube. Já Freddie Mercury, reza a lenda, torcia para o Arsenal. E a música "We are the champions" virou um hino mundial do esporte.

Mike Patton e o Palmeiras

Mike Patton, vocalista do Faith No More, torce para o Palmeiras, em parte por influência dos irmãos Igor e Max Cavalera, fundadores do Sepultura. A relação se fortaleceu quando o Faith No More tocou no antigo Palestra Itália, nos anos 90. Em 2015, a banda norte-americana esteve no Rock in Rio, Patton ganhou uma camisa do Palmeiras e passou a desfilar com ela, inclusive em um show no Chile - foi uma ótima jogada de marketing dos patrocinadores.

VOCALISTA DO FAITH NO MORE FALA EM ITALIANO AOS PALMEIRENSES

UOL Esporte

Iron Maiden, West Ham e Vasco

A banda Iron Maiden, presente em três edições do Rock in Rio, tem uma forte relação com o West Ham. O baixista Steve Harris jogou nas categorias de base do clube londrino e exibe o escudo do time nos seus equipamentos. A banda também é próximo dos vascaínos. A maior organizada do Vasco adotou o mascote Eddie, figura presente nos shows e discos do grupo. Na foto, Steve recebe uma camisa do Vasco.
 

Rod Stewart e o Celtic

O britânico Rod Stewart, presente em três edições do festival, é torcedor do Celtic. Jogador e treinador, o pai do músico trabalhou na Escócia, o que influenciou a paixão do filho pelos Hoops. Na música You're in My Heart, lançada em 1977, Stewart cita o Celtic e o Manchester United. 

ROD STEWART CHORA APÓS VITÓRIA SOBRE O BARCELONA, EM 2012

UOL Esporte

Shakira e o Atlético Junior-COL

Shakira veste a camisa do Atlético Junior-COL - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Shakira veste a camisa do Atlético Junior-COL
Imagem: Reprodução Instagram
Nascida em Barranquilla, Shakira torce para o Atlético Junior, principal equipe da cidade. No clipe da música "La Bicicleta", a cantora colombiana aparece com a camisa vermelha e branca do seu time de coração. Shakira é casada com Piqué, zagueiro do Barcelona, e vira e mexe aparece em fotos com o marido comemorando vitórias e títulos. Ela esteve em quatro edições do Rock in Rio.

 

Liam Gallagher, com a camisa do Manchester City - Getty Images - Getty Images
Liam Gallagher, com a camisa dos Citizens
Imagem: Getty Images
Irmãos Gallagher e o City

Os irmãos Noel e Liam Gallagher estiveram no Rock in Rio em 2001, quando lideravam a banda inglesa Oasis. Eles brigaram e o grupo acabou, mas mantêm pelo menos algo em comum: torcem pelo Manchester City e frequentam as partidas, como na foto ao lado, em que Liam comemora vestindo a camisa dos Citizens. Noel é fã de Pep Guardiola e entrevistou o treinador quando ele foi contratado pelo clube. O difícil é encontrar uma foto dos dois irmãos juntos nas arquibancadas.

Ivete Sangalo e o Vitória

Ivete, com a camisa do Vitória - Felipe Oliveira/AGIF - Felipe Oliveira/AGIF
Ivete Sangalo faz a festa no Barradão em 2012. Ela chegou de helicóptero, para surpresa dos torcedores
Imagem: Felipe Oliveira/AGIF

Ivete Sangalo foi uma das atrações do primeiro dia do festival neste ano. Ela se apresentou na noite dessa sexta-feira. A cantora baiana torce para o Vitória e já animou a torcida no Barradão antes de jogos do time rubro-negro. Na Série B de 2012, antes do duelo com o Ceará, apareceu de surpresa de helicóptero e pousou no campo. Na ocasião, o Vitória comemorava o retorno à elite do Brasileiro.

Skank, Cruzeiro e Atlético-MG

Os mineiros da banda Skank se dividem entre Cruzeiro e Atlético-MG. Samuel Rosa e Henrique Portugal torcem para a Raposa, enquanto Haroldo Ferretti e Lelo Zaneti são Galo. Os músicos frequentam as arquibancadas para acompanhar seus times. Há 20 anos, o grupo gravou no estádio do Mineirão o clipe “É uma partida de futebol”. O Skank se apresenta no Rock in Rio neste sábado (16 de setembro).

Esporte Ponto Final