Topo
Esporte Ponto Final

Esporte Ponto Final

Jackie Silva se coloca entre 5 maiores da história e cita outra brasileira

JACKIE SILVA ELEGE OS 5 MAIORES DO VÔLEI DE PRAIA

UOL Esporte

20/09/2017 04h00

Jackie Silva foi a precursora do vôlei de praia no Brasil. Depois de se destacar nas quadras e participar de dois Jogos Olímpicos (em 1980 e 84), a atleta carioca decidiu se aventurar na praia e morou nos Estados Unidos para se aperfeiçoar na modalidade.

Deu certo! Jaqueline ganhou 41 eventos da Associação Feminina de Vôlei de Praia dos Estados Unidos e liderou o ranking entre 1987 e 90. Ao retornar ao Brasil, firmou dupla com Sandra. Elas foram as primeiras mulheres brasileiras da história a ganhar uma medalha olímpica de ouro, nos Jogos de Atlanta, em 1996.

Com esse currículo, Jackie tem bagagem para eleger os cinco maiores atletas da história da modalidade. E, sem falsa modéstia, se coloca no top 5.

A lista é composta por um homem e quatro mulheres: Karch Kiraly, Kerri Walsh, Misty May, Jaqueline e Shelda.

Jackie não esqueceu de comentar sobre sua parceira campeã olímpica. “A Sanda jogou muito. É que Shelda era pequenininha, ninguém dava muito por ela, e ela era maravilhosa. Mas cinco é pouco, tem que colocar mais gente aí”, comenta.

Shelda e Adriana Behar - Sean Garnsworthy/Getty Images Sport - Sean Garnsworthy/Getty Images Sport
Shelda (esq.) e Adriana Behar jogaram juntas durante 12 anos e entraram para o Hall da Fama do vôlei
Imagem: Sean Garnsworthy/Getty Images Sport

Top 5 de Shelda

Natural do Ceará, Shelda é 11 anos mais jovem do que Jackie Silva e viu na colega uma inspiração para ingressar no vôlei de praia.

“Fico super feliz e orgulhosa por ela achar que estou entre as cinco maiores da história. A Jackie foi uma grande atleta, uma jogadora de muita personalidade”.

Shelda teve como parceira Adriana Behar durante 12 anos. A dupla ganhou duas pratas olímpicas (nos Jogos de 2000 e 2004) e dois títulos mundiais, além de seis títulos do Circuito Mundial e nove do Circuito Brasileiro.

Misty May e Kerri Walsh - AP Photo/Petr David Josek - AP Photo/Petr David Josek
As norte-americanas Misty May e Kerri Walsh ganharam 3 medalhas de ouro (2004, 08 e 12)
Imagem: AP Photo/Petr David Josek
A mesma pergunta foi feita a ela: quais os 5 maiores da história do vôlei de praia? Na resposta, também quatro mulheres e um homem: Adriana Behar, Jackie Silva, Kerri Walsh, Misty May e Karch Kiraly. 

A lista é parecida com a de Jackie Silva. A única diferença é que Jackie escalou Shelda no seu top 5, e Shelda optou por Adriana Behar.

“A Adriana foi minha grande parceira. A Jackie também está nessa lista, comecei a jogar vendo ela. Tem a [Misty] May e a [Kerri] Walsh, as duas tricampeãs olímpicas foram jogadoras incríveis. E o Karch Kiraly, também tricampeão olímpico".

Kiraly foi bicampeão olímpico nas quadras (em 1984 e 88) e campeão na praia (em 96).

"Queria colocar mais um homem nessa lista. Só que é mais fácil falar das mulheres, porque convivi com elas. Falar só cinco é muito pouco, porque são grandes nomes que fizeram parte dessa primeira geração do vôlei de praia”, conclui a cearense.

ESPORTE(ponto final)

As entrevistas com Jackie Silva e Shelda foram realizadas pelo ESPORTE(ponto final), um canal produzido a partir de depoimentos de ídolos sobre os grandes momentos do esporte.

A cada semana, novos episódios serão lançados na página especial do ESPORTE(ponto final). E você também pode acompanhar nas mídias sociais: youtube.com/esportepontofinal e facebook.com/esportepontofinal.

Esporte Ponto Final