Topo
Esporte Ponto Final

Esporte Ponto Final

Falcão elege os 5 maiores do futsal e diz: "entro em sexto nessa lista"

FALCÃO ELEGE OS 5 MAIORES DA HISTÓRIA DO FUTSAL

UOL Esporte

Por Carlos Padeiro e Giuliano Zanelato

07/10/2017 04h00

Para muitos, Falcão é o maior jogador de futsal de todos os tempos - inclusive para a Fifa, que a ele concedeu duas Bolas de Ouro (em 2004 e 08) e o Troféu The Best, reconhecimento de que é o melhor da história da modalidade. O camisa 12 também ganhou por quatro vezes o prêmio de melhor do mundo do site especializado Futsal Planet (em 2004, 06, 11 e 12).

E para Falcão, quem são os maiores nomes do futsal?

O top 5 do craque é 100% brasileiro. Começa citando Douglas, campeão mundial de futebol de salão em 1982 e 85. “Douglas foi de uma geração em que tudo começou”.

Jorginho e Manoel Tobias são os próximos da lista. “Por toda a sua história, com sua precisão de girar e bater. Todo mundo sabia o que ele ia fazer, mas ninguém marcava”, comenta sobre Tobias, bicampeão mundial (em 92 e 96) e melhor jogador nas Copas de 96 e 2000.

E fecha a relação com Choco e Lenísio. “Esses cinco jogadores foram os grandes que tive o prazer de jogar e de ver de perto. Foram os cinco maiores nomes”.

Mas cadê o Falcão nessa lista? “Eu entro em sexto”, sorri.

O que dizem os 5 melhores?

Manoel Tobias vibra com gol marcado pela seleção brasileira - AFP PHOTO/Jorge UZON - AFP PHOTO/Jorge UZON
Manoel Tobias anotou 278 gols pela seleção e foi bicampeão mundial (em 1992 e 96), sendo duas vezes eleito o craque da Copa do Mundo
Imagem: AFP PHOTO/Jorge UZON
1) Manoel Tobias

- Por que você acha que o Falcão cita o seu nome entre os 5 maiores?

Pela representatividade do Manoel Tobias para o futsal brasileiro e mundial. Pela influência e pelo legado deixado, pela forma de agir, de trabalhar, de se comportar dentro e fora de quadra. Creio que fui uma inspiração para o Falcão e para outros jogadores, assim como o Douglas e o Jackson foram para mim.

- Quais os 5 maiores do futsal?

Vou começar pelo Jackson, pela qualidade técnica e por ser goleador. Fazia muitos gols e era muito inteligente para jogar. O Vander Iacovino, um ala mais agudo, mais completo porque marcava muito bem. O Falcão, completo também, menos eficiente na marcação, mas compensava com talento. Posso entrar nessa minha lista? Porque, com certeza, o Manoel Tobias está entre os cinco maiores. A gente costuma falar só dos jogadores de linha, mas quero citar um goleiro. O Serginho foi o melhor goleiro que vi jogar. De estrangeiro teve o Kike, espanhol que jogava muito bem como fixo, mas não finalizava tão bem. Esses cinco brasileiros foram completos.

Lenísio acena para a torcida durante visita da seleção brasileira de futsal a Campo Grande - BETO COSTA/CBFS - BETO COSTA/CBFS
O pivô Lenísio foi campeão mundial em 2008 e dos Jogos Pan-Americanos, em 2007. Ganhou e foi artilheiro da Liga Futsal cinco vezes
Imagem: BETO COSTA/CBFS
2) Lenísio

- Por que você acha que o Falcão cita o seu nome entre os 5 maiores?

O Falcão é o maior nome da nossa modalidade, com todos os méritos, quebrou todos recordes e gravou seu nome na história. Ser escolhido por ele é um prêmio e fico emocionado até. Acho que meu forte era a finalização, pelos números de gols que fiz e pelo que as pessoas falam. Fico sem jeito de falar sobre mim. Joguei com vários grandes jogadores e procurei aprender com todos. Busquei me adaptar, fui competitivo e a maior virtude foi ter atuado em alto nível durante tantos anos.

- Quais os 5 maiores do futsal?

Difícil nomear só 5, tinha que ser uns 15 ou 20. Não gosto de fazer esse tipo de lista, porque posso cometer alguma injustiça, mas vamos lá. O Falcão, por ser o maior nome da nossa modalidade e por tudo o que representa para o futsal. Goleiro tem o Luis Amado, da Espanha, mas prefiro colocar o Serginho, o maior goleiro do nosso país. O Manoel Tobias, que sempre foi uma referência, até o Falcão superá-lo e bater os seus recordes. O Jorginho de pivô. E, pra fechar, o meu irmão Vinicius como fixo.

Choco, jogador de futsal, em 1996 - Arquivo/Reuters - Arquivo/Reuters
Choco foi um dos principais nomes do Brasil no título mundial conquistado em 1996, na Espanha
Imagem: Arquivo/Reuters
3) Choco

- Por que você acha que o Falcão cita o seu nome entre os 5 maiores?

Agradeço o Falcão por citar meu nome, acho que fiz por onde. Durante minha carreira, tive a felicidade de fazer muitos gols. O pivô antigamente era o cara que tinha que fazer os gols. Além disso, eu buscava ser generoso e jogar pelo time, por isso também servia meus colegas. Além da finalização, tinha um bom passe.

- Quais os 5 maiores do futsal?

Vou começar pelo Fininho, que era fera! Um cara de muita garra, voluntarioso em quadra, com ótima capacidade de definir a jogada e muito habilidoso. Não tem como fugir do Manoel Tobias, né. Ele tinha um chute muito forte e preciso, era objetivo em quadra e se destacou por essas qualidades. O próprio Falcão, nosso ídolo até hoje. Difícil alguém um dia chegar ao patamar dele. Falcão é um fenômeno! O Lenísio, que é de uma geração mais nova do que a minha, mas acompanhei sua carreira. Estava sempre bem posicionado, a bola sobrava pra ele. Como a gente costuma dizer, com o Lenísio em quadra não tinha placar em branco. O Jorginho também era muito craque, mas vou fechar a lista com o Ortiz. Sempre fomos adversários e ele incomodava muito. Foi campeão mundial pelo Internacional, era um jogador diferenciado e foi um craque do começo ao fim da carreira.

Douglas Pierrotti - Magnus Futsal / Divulgação - Magnus Futsal / Divulgação
Douglas Pierrotti, craque do futsal brasileiro na década de 1980, hoje é técnico do Magnus Futsal
Imagem: Magnus Futsal / Divulgação
4) Doulgas

- Por que você acha que o Falcão cita o seu nome entre os 5 maiores?

Conheço o Falcão há muito tempo, quando ele era bem novinho. Sou amigo do pai dele. Chegou a jogar comigo no meu final de carreira, no Corinthians. Comentando o Mundial pela Bandeirantes falei que tinha um menino que jogava comigo no Corinthians, que o apelido era Falcão e seria um dos maiores jogadores do futsal. E hoje ele é um extraterrestre do futsal. Acho que ele me citou primeiro pelo respeito, ajudei bastante em quadra. Sempre fui artilheiro, sou canhoto, ele também. Minha qualidade era sempre fazer gols e ajudava os garotos novos na quadra. Isso é uma gratidão dele, se espelhou no faro de gol que eu tinha.

- Quais os 5 maiores do futsal?

O primeiro disparado é o Falcão. Walmir Preto, que jogou comigo no GERCAN. O Vander Iacovino, o Lenísio e, pra fechar, o Sorage, um jogador das antigas que era muito bom.

Jorginho, campeão mundial de futsal - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Jorginho 13 foi o craque do Mundial de 1992 e o 1º brasileiro eleito o melhor jogador de futsal do mundo
Imagem: Arquivo pessoal
5) Jorginho

Por que você acha que o Falcão cita o seu nome entre os 5 maiores?

É uma satisfação, me sinto lisonjeado. Como já fui ícone do futsal, Falcão também é, ele é exemplo, é um monstro. A gente jogou junto, me lembro quando ele era moleque, chegou na GM, moleque audacioso, habilidoso, danado com a bola nos pés, todo mundo já se encantava. Hoje trabalho com criança carente, atendo mais de 200 crianças aqui no Rio Grande do Sul. Só existem três brasileiros que foram os melhores do mundo. É motivo de orgulho!

- Quais os 5 maiores do futsal?

Joguei 20 anos profissional, tenho 40 anos de quadra, comecei com 8 anos na escolinha e já vi uns caras bons pra caramba de bola. Vi tanto neguinho bom que ninguém nunca ouviu falar. Na minha opinião, os cinco melhores são o Serginho, goleiro, Mauro Brasília de fixo, Manoel Tobias na ala direita, Falcão na ala esquerda e Jorginho 13 de pivô.

FALCÃO: "QUANTO MAIS EU APANHAVA, MAIS EU JOGAVA. FOI MEU DIFERENCIAL!"

UOL Esporte

ESPORTE(ponto final)

As entrevistas com Falcão, Manoel Tobias, Lenísio, Choco, Douglas e Jorginho foram realizadas pelo ESPORTE(ponto final), um canal produzido a partir de depoimentos de ídolos sobre os grandes momentos do esporte.

A cada semana, novos episódios serão lançados na página especial do ESPORTE(ponto final). E você também pode acompanhar nas mídias sociais: youtube.com/esportepontofinal e facebook.com/esportepontofinal.

Esporte Ponto Final