Topo
Esporte Ponto Final

Esporte Ponto Final

Maria Esther Bueno: a elegância da realeza brasileira

HISTÓRIAS DE ESTHER BUENO: CONHECEU O PAPA E A REALEZA GRAÇAS AO TÊNIS

UOL Esporte

Por Giuliano Zanelato

08/06/2018 21h21

Durante os últimos anos, a equipe do ESPORTE(ponto final) sentou para conversar com grandes esportistas brasileiros. Há um respeito natural por cada atleta entrevistado, mas é inevitável dizer que alguns deles têm uma áurea inexplicável, que faz a admiração ultrapassar a habilidade esportiva e torna a conversa uma aula sobre o ser humano.

Foi mais ou menos assim em agosto de 2015, quando toda equipe se sentou num gramado, ao lado da quadra de tênis no Clube Harmonia, para ouvir as palavras de uma elegante senhora tenista.

Maria Esther Bueno com frase - ESPORTE(ponto final) - ESPORTE(ponto final)
Imagem: ESPORTE(ponto final)
Sem pressa alguma, Maria Esther lembrou quando, ainda menina, viajava sozinha por outros continentes com uma raquete para conquistar o mundo. E veja que uma raquete não é um termo poético ou uma força de expressão. Ela literalmente tinha 1 (uma) raquete com 1 (um) encordoamento, nada mais do que isso. Até começar a ganhar torneios internacionais, daí as coisas começaram a melhorar e já dava para viajar com duas raquetes.

Eram outros tempos, sim, quando a jovem tenista brasileira ganhou Wimbledon e recebeu o seguinte prêmio material: um voucher para trocar por meias e munhequeiras. Mas, com certeza, ganhou muito mais, porque, segundo ela mesma, naquela época se jogava por honra, item que transborda na personalidade de Maria Esther e que ilumina seus olhos de orgulho.

Mulher, latina, brasileira precursora, seria chover no molhado, em tempos politicamente corretos, dizer que ela teve que ser gigante para enfrentar as dificuldades que se apresentaram nas décadas de 1950 e 60.

Maria Esther é muito mais do que uma grande atleta brasileira, que ganhou 589 torneios (em todas as categorias) e 19 Grand Slams. Ela é uma desbravadora da história, muito antes da história se dar conta que estava sendo mudada. Não à toa reinou e ergueu oito troféus em Wimbledon, a catedral do tênis.

Maria Esther é a realeza brasileira no seu melhor aspecto, unindo força e elegância.

Maria Esther nos ensinou muito e sempre, como atleta e como pessoa. Veja mais no vídeo abaixo:

Esporte Ponto Final