Topo

Acusação de matança de cães de rua causa furor na sede dos Jogos de Inverno

Da Reuters

Em Sochi (Rússia)

04/02/2014 19h20

O clamor provocado pelo destino de animais de rua que estão sendo capturados em Sochi é o mais recente problema a afetar os preparativos da Rússia para os Jogos Olímpicos de Inverno.

Já às voltas com os esforços para que os hotéis fiquem prontos a tempo, os Jogos sejam seguros e também convencer o mundo de que os russos não são homofóbicos, o país anfitrião está agora tentando repelir as acusações de que está matando cães de rua.

Essas acusações estão muito distantes da imagem de uma Rússia moderna que o presidente do país, Vladimir Putin, espera mostrar nos Jogos.

Moradores da cidade dizem que milhares de cachorros desapareceram das ruas desde que uma empresa local foi contratada para capturar cães de rua antes do evento, que começa na sexta-feira.

Os organizadores dos Jogos relutam em falar sobre o destino dos cachorros, em especial sobre se eles foram abatidos.

"Há um serviço que apanha os cães e as autoridades da cidade lidam com isso. A cidade tem um abrigo especial para eles", disse Alexandra Kosterina, uma porta-voz dos Jogos.

As autoridades da cidade não fizeram comentários de imediato, mas o Serviço Basya, empresa de controle de pragas, disse ter sido contratada para capturar e eliminar cães vadios perambulando pela estância do Mar Negro.

(Reportagem de Timothy Heritage)