Esporte

Bola do milésimo gol, medalhas das Copas... Pelé leva 2 mil itens a leilão

Jill Serjeant

Da Reuters

10/03/2016 12h47

O tricampeão mundial Pelé irá leiloar dois mil objetos, incluindo as três medalhas que ganhou em Copas do Mundo e uma réplica da taça Jules Rimet que pode chegar a um milhão de dólares, comunicaram os leiloeiros nesta quinta-feira.

O ex-jogador também está vendendo a bola de seu milésimo gol, além de camisas que usou no Santos e no New York Cosmos. É a primeira vez que o antigo craque põe à venda objetos emblemáticos de sua carreira, informou a casa de leilões Julien's Auctions.

"Ele é um tremendo ícone, e um grande embaixador do futebol", disse Martin Nolan, diretor-executivo da casa sediada em Beverly Hills, na Califórnia, à Reuters.

“É uma relíquia que vai ficar para o resto da vida sem dúvida nenhuma, é uma coisa imortal. Eu fico feliz poder ter sido a pessoa que teve essa coleção, que conseguiu isso. Agradeço a Deus por estar aqui com saúde falando de toda minha vida esportiva. Então, gostaria que todos que tiverem conhecimento deste evento das minhas peças, que prestasse atenção que é uma coisa muito importante. Não importa, quero que seja guardado com carinho em todo mundo. Na China, América Latina, Europa, Ásia, África. Qualquer lugar do mundo, quem tiver oportunidade de ter uma peça, que guarde com muito carinho para mim e para o futuro do esporte”, disse Pelé.

O leilão de três dias irá acontecer em Londres entre 7 e 9 de junho e será precedido de uma exibição pública a partir de 1º de junho.

Em 1958, aos 17 anos, Pelé se tornou a pessoa mais jovem a jogar e marcar gols em uma final de Copa do Mundo. Ele ajudou o Brasil a conquistar ainda os Mundiais de 1962 e 1970, e está no Livro Guinness de Recordes pelos 1.283 mil gols de sua carreira.

Hoje com 75 anos, e depois de passar por cirurgias no quadril e na próstata, Pelé disse que, tendo doado a maior parte de sua coleção à cidade de Santos, "decidi dar aos torcedores e colecionadores a chance de terem um pedaço da minha história também. Espero que eles valorizem estes artefatos e compartilhem minha história com seus filhos e com as gerações futuras".

Ele contou que uma parte da renda será doada ao hospital infantil Pequeno Príncipe, em Curitiba.

O principal item do leilão é uma réplica da taça Jules Rimet criada especialmente para Pelé pela Fifa e pelo governo mexicano depois que o jogador levou a seleção brasileira à conquista de sua terceira Copa no México em 1970. A taça tem uma inscrição das suas três vitórias em Mundiais.

A Julien's estimou o preço de venda entre 400 e 600 mil dólares, mas diz que pode ser arrematada por muito mais.

"É uma peça única. Achamos que esta é uma estimativa muito conservadora. É algo que pode ser vendido por até um milhão de dólares", afirmou Nolan.

As três medalhas de Pelé devem chegar a até 200 mil dólares, e se espera que a bola de seu milésimo gol saia por algo entre 40 mil e 60 mil dólares.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo