Topo

Escândalo "Beckileaks" desperta dúvidas sobre imagem pública de David Beckham

AFP PHOTO / FRANCK FIFE
Imagem: AFP PHOTO / FRANCK FIFE

Da Reuters

06/02/2017 16h37

David Beckham, ex-capitão da seleção de futebol da Inglaterra que se tornou uma celebridade internacional, foi atingido por uma tempestade midiática nesta segunda-feira depois que uma série de emails roubados despertou dúvidas sobre suas ações de caridade.

Presença constante nas colunas britânicas de moda e fofoca, Beckham, de 41 anos, se tornou alvo dos jornais depois que emails supostamente enviados por ele foram revelados pelo site "Football Leaks". A porta-voz do ex-jogador disse que as mensagens eletrônicas foram tiradas do contexto e alteradas.

Entre elas estão os palavrões que soltou quando soube que não iria ser transformado em cavaleiro e sua relutância em doar seu próprio dinheiro a um projeto de caridade.

Os vazamentos se chocam com sua imagem pública de "homem do povo". O meio-campista ascendeu à fama no Manchester United graças à sua habilidade na cobrança de faltas e nos cruzamentos. Ele ganhou seis títulos do Campeonato Inglês e uma Liga dos Campeões, quando o United conquistou a "trinca" de troféus em 1999.

Beckham é o terceiro jogador mais escalado da história da seleção inglesa e tem apelo global, tendo atuado também no espanhol Real Madrid e no norte-americano L.A. Galaxy. Ele se tornou tão famoso fora do campo quanto dentro, casando-se com a cantora Victoria Adams, a "Posh Spice" do grupo Spice Girls, em 1999.

No mês passado, Beckham disse à rádio BBC que continua com Victoria por amor, e não para projetar a "marca Beckham".

Mas os emails vazados retratam um astro que preserva sua imagem cuidadosamente e que se mostra rabugento quando contrariado. Sua porta-voz disse que as mensagens são enganosas.

"Esta história se baseia em material desatualizado, tirado do contexto de emails hackeados e alterados de um servidor de terceiros, e pinta uma imagem deliberadamente imprecisa", afirmou ela em um comunicado.

A Reuters não conseguiu verificar a fonte dos emails de forma independente.