Esporte

Fifa e Conmebol ameaçam suspender federação argentina por novo estatuto

Walter Bieri/Keystone/AP
Gianni Infantino, presidente da Fifa, ao lado do ex-jogador Diego Maradona Imagem: Walter Bieri/Keystone/AP

Da Reuters, em Assunção (Paraguai)

02/03/2017 17h13

A Fifa e a Conmebol advertiram nesta quarta-feira a Associação de Futebol Argentino (AFA) de que pode ser suspensa se não concordar que a entidade sul-americana avalie os candidatos a presidente para as eleições deste mês, a poucos dias de jogos pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

A AFA votou um novo estatuto, que foi questionado por ambas as organizações após a alteração de um artigo vinculado aos órgãos autorizados a realizar testes de idoneidade dos candidatos.

A mudança do artigo 87 determinou que o Colégio de Advogados de Buenos Aires e não o comitê de ética da Conmebol seja responsável pela definição de habilitação dos candidatos.

A Conmebol e a Fifa disseram em um comunicado conjunto que todas as federações da América do Sul, incluindo a AFA, reconhecem o direito da Conmebol de realizar os testes. E acrescentou que os candidatos a presidente da AFA que não estejam aptos não podem se apresentar para as eleições previstas para o final de março.

"Em caso de não cumprimento do mencionado, a questão será avaliada pelos órgãos competentes da Conmebol e da Fifa para que, se necessário, tomem as medidas que considerem oportunas, que poderiam resultar em uma possível sanção, cujas opções podem estar a suspensão da AFA", acrescentou o comunicado.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo