Esporte

Lenda do futebol francês e do Real Madrid, Raymond Kopa morre aos 85 anos

03/03/2017 08h47

PARIS (Reuters) - O ex-jogador francês Raymond Kopa, que venceu três Copas Europeias com o Real Madrid na década de 1950, morreu nesta sexta-feira, aos 85 anos.

"Raymond Kopa foi uma lenda do futebol francês... e foi um dos esportistas mais admirados da França", disse o presidente francês, François Hollande, em comunicado.

Um habilidoso criador de jogadas, Kopa guiou a França para o terceiro lugar na Copa do Mundo de 1958, vencida pelo Brasil de Pelé, e foi eleito o melhor jogador do torneio.

"É uma perda terrível, ele é uma lenda", disse o presidente da Federação Francesa de Futebol, Noel Le Graet, em comunicado.

Kopa foi um dos quatro jogadores franceses, ao lado de Michel Platini, Zinedine Zidane e Jean-Pierre Papin, a ter conquistado a Bola de Ouro.

Nascido no norte da França em uma família de imigrantes poloneses, Kopa venceu três Copas Europeias com o Real Madrid a partir de 1957.

Trabalhando em minas de carvão, ele perdeu um dedo em um acidente antes de iniciar sua carreira futebolística no Angers, aos 17 anos.

Em 1951 se juntou ao Reims, liderando o time para a final da Copa Europeia em 1956. O Reims perdeu por 4 x 3 para o Real Madrid, que na época contava com Alfredo Di Stefano.

Kopa marcou 18 gols em 45 partidas pela França entre 1952 e 1962.

(Reportagem de Julien Pretot)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo