Esporte

Fukushima é confirmada como sede extra de torneio olímpico de beisebol de Tóquio 2020

17/03/2017 11h55

Por Peter Rutherford

PYEONGCHANG, Coreia do Sul (Reuters) - O estádio de beisebol de Azuma, na cidade japonesa de Fukushima, irá sediar ao menos uma partida de beisebol e uma de softbol na Olimpíada de 2020, anunciou o presidente do comitê organizador dos Jogos de Tóquio, Yoshiro Mori, nesta sexta-feira.

Em março de 2011 a cidade foi devastada por um terremoto e um tsunami que desencadearam o pior acidente nuclear desde a tragédia de 1986 em Chernobyl.

O beisebol voltará à Olimpíada nos Jogos de Tóquio, e os organizadores estão determinados a ajudar a região a se reerguer.

Falando nos bastidores da reunião do conselho executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Pyeongchang, na Coreia do Sul, que irá sediar a Olimpíada de Inverno de 2018, Mori disse não haver maneira melhor de mostrar como o Japão se recuperou da tragédia nacional.

"São os Jogos de Tóquio, mas um jogo, provavelmente o jogo de abertura, será no estádio de Fukushima", disse ele por meio de um tradutor, acrescentando que Azuma também irá sediar ao menos uma partida de softbol.

Mori disse que a "ideia fantástica" de realizar uma partida na área afetada surgiu em uma reunião entre o presidente do COI, Thomas Bach, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em outubro.

Ele acrescentou que Fukushima também se ofereceu para arcar com os gastos de restauração e reforma necessários para o uso do estádio da cidade na Olimpíada.

O presidente da Confederação Mundial de Beisebol e Softbol, Riccardo Fraccari, saudou a decisão.

"É uma tremenda honra e um dever que levamos muito a sério ser parte de algo tão significativo – servir ao movimento olímpico e usar o poder do esporte para moldar um mundo melhor".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo