Esporte

Fifa deixa aberto processo de candidatura para Copa do Mundo de 2026

09/05/2017 17h48

FUT-FIFA-COPA2026:Fifa deixa aberto processo de candidatura para Copa do Mundo de 2026

Por Simon Evans

MANAMA (Reuters) - A Fifa vai deixar aberto o processo de candidatura para a Copa do Mundo de 2026 até agosto, anunciou a entidade em comunicado nesta terça-feira, depois de rejeitar uma tentativa de três países da América do Norte de acelerar seu plano para sediar a competição.

A candidatura de Estados Unidos, México e Canadá continua sendo a única proposta até agora para sediar o Mundial de 2026, mas o Conselho da Fifa decidiu, nesta terça-feira, optar por dar a outros possíveis concorrentes mais três meses.

Embora nenhuma oferta rival tenha surgido até agora, houve relatos na mídia de que Marrocos poderia participar da disputa.

As três federações da América do Norte tinham pedido apoio "em princípio" à sua candidatura e uma "janela" exclusiva para reunir os detalhes de seu plano antes da ratificação final em 2018.

Uma fonte com conhecimento da reunião disse que o plano encontrou resistência em alguns membros do Conselho da Fifa sob o argumento de que mais tempo seria necessário para permitir qualquer eventual alternativa.

A atual política de rodízio da Fifa afirma que a confederação continental que realizou os dois eventos anteriores não pode concorrer, deixando Europa e Ásia fora da disputa inicial para 2026.

Potenciais concorrentes têm até 11 de agosto para apresentar suas propostas, com uma votação prevista para o congresso da Fifa em 2018 em Moscou.

O comunicado da Fifa informa que se esse congresso não selecionar nenhum dos candidatos, então as federações da Ásia e da Europa seriam convidadas a participar. No entanto, seria uma grande surpresa se uma candidatura da América do Norte potencialmente lucrativa fosse rejeitada.

A Fifa também votou para expandir a Copa do Mundo para 48 equipes para a edição de 2026, exigindo mais instalações para lidar com o aumento para 80 jogos, enquanto também abriu a porta para propostas conjuntas.

A proposta da América do Norte é de 60 partidas nos EUA, com o México e o Canadá sediando 10 partidas cada na fase inicial.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo