Esporte

Investigador-chefe de ética e juiz de ética da Fifa são substituídos

09/05/2017 20h01

FUT-FIFA-ETICA-SUBSTITUI:Investigador-chefe de ética e juiz de ética da Fifa são substituídos

Por Simon Evans

MANAMA (Reuters) - O Conselho da Fifa dispensou o investigador-chefe de ética Cornel Borbely e o juiz de ética Hans-Joachim Eckert nesta terça-feira, em uma decisão que os dois classificaram como "o fim dos esforços de reforma da Fifa".

A Fifa emitiu nesta terça um comunicado no qual afirmou que a investigadora colombiana Maria Claudia Rojas foi nomeada como nova chefe do órgão de investigação, com Vassilios Skouris, da Grécia, ex-presidente do Tribunal Europeu de Justiça, assumindo a direção da câmara de julgamento.

Várias dezenas de dirigentes, principalmente da América Latina, foram indiciados nos Estados Unidos em 2015 por acusações relacionadas à corrupção, provocando a pior crise da história da Fifa.

O alemão Eckert e o suíço Borbely estavam à frente dos esforços para esclarecer a corrupção na organização e manifestaram o desejo de continuar o trabalho após o fim de seus mandatos atuais, que iriam até o Congresso da Fifa de quinta-feira.

Mas a decisão de não nomear os dois para outro mandato levou a uma resposta estridente.

"A não-eleição fará com que o trabalho do Comitê de Ética fique muito distante e é de fato o fim dos esforços de reforma da Fifa", afirmaram De Borbely e Eckert em comunicado.

"O trabalho de um Comitê de Ética crível e independente é uma parte importante das reformas da Fifa cujo objetivo era restaurar a confiança do públ6ico e de outras partes interessadas", disseram.

"Desde 2015, a câmara de investigação realizou 194 investigações e a câmara de julgamento condenou mais de 70 funcionários", acrescentou o comunicado.

Entre os dirigentes banidos do esporte estão o ex-presidente da Fifa Joseph Blatter e o ex-secretário-geral Jérôme Valcke. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, também foi investigado pelo Comitê de Ética, mas foi liberado em agosto de 2016.

O comunicado da Fifa sobre as decisões do conselho não fazia referência a Borbely ou Eckert nem havia qualquer explicação sobre a dispensa deles.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo