Topo

Investigador de ética e juiz de ética da Fifa são substituídos, diz fonte

09/05/2017 16h47

FUT-FIFA-ETICA:Investigador de ética e juiz de ética da Fifa são substituídos, diz fonte

Por Simon Evans

MANAMA (Reuters) - O principal investigador de ética e o juiz de ética da Fifa foram substituídos pelo Conselho da Fifa, disse nesta terça-feira uma fonte da entidade que controla o futebol mundial.

O juiz de ética Hans-Joachim Eckert e o investigador-chefe Cornel Borbely não terão renovados os seus mandatos, que vão até o congresso da Fifa na quinta-feira, apesar de expressarem o desejo de continuar seu trabalho de limpeza na Fifa.

Durante o período em que estiveram a cargo do Comitê de Ética da Fifa, os dois supervisionaram a suspensão e a expulsão de uma série de dirigentes, incluindo o ex-presidente da Fifa Joseph Blatter e o ex-secretário-geral Jérôme Valcke.

A investigadora colombiana Maria Claudia Rojas é a nova chefe do órgão de investigação, com Vassilios Skouris, da Grécia, ex-presidente do Tribunal Europeu de Justiça, assumindo a direção da câmara de julgamento.

A Fifa deve fazer uma declaração ainda nesta terça-feira com detalhes sobre a decisão. Borbely e Eckert não estavam imediatamente disponíveis para comentar.

O movimento segue a demissão do ex-chefe de reforma e observância Domenico Scala, no ano passado, que argumentou que os comitês independentes foram prejudicados por mudanças feitas pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino. Infantino nega.