Esporte

Tensão política provoca adiamento de jogo Coreia do Norte x Malásia

Ed Jones/AFP
Estádio em Pyongyang Imagem: Ed Jones/AFP

17/05/2017 09h27

KUALA LUMPUR (Reuters) - O jogo das eliminatórias da Copa Asiática de 2019 entre Malásia e Coreia do Norte, que aconteceria na capital norte-coreana, Pyongyang, em 8 de junho, foi adiado devido à tensão política, informou a Confederação Asiática de Futebol (AFC) nesta quarta-feira.

As relações diplomáticas entre os dois países azedaram depois do assassinato de Kim Jong Nam, o meio-irmão afastado do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, no aeroporto internacional de Kuala Lumpur em fevereiro.

A decisão da AFC, tomada devido a preocupações com a "tensão geopolítica na Península Coreana", foi tomada horas depois de o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, dizer que existe uma "alta possibilidade" de um conflito com a Coreia do Norte, que está levando adiante programas de mísseis e nuclear que afirma precisar para se contrapor a uma agressão dos Estados Unidos.

Como a tensão resultante da morte de Kim Jong Nam aumentou, a seleção malaia foi proibida de viajar para a Coreia do Norte, o que a impediu de disputar a partida marcada originalmente para 28 de março.

A AFC remarcou o confronto para 8 de junho, mas a Malásia apelou por não querer jogar em um local que não considera seguro para seus jogadores.

"Embora a AFC tenha proposto em 8 de maio de 2017 que a partida... ocorra na capital da RPDC (República Popular Democrática da Coreia), acontecimentos recentes forçaram a AFC a reconsiderar a decisão por razões de proteção e segurança", disse a entidade.

Agora a disputa irá acontecer em 5 de outubro, mas o local ainda não foi determinado.

A AFC disse que irá "monitorar atentamente a situação de proteção e segurança nos próximos meses", assim como a conduta nas partidas classificatórias da Copa AFC e do Campeonato Sub-23 da AFC em Pyongyang antes de decidir o local, acrescentou.

(Por Amlan Chakraborty, em Nova Déli)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo