Topo

Polícia da Espanha prende ex-presidente do Barcelona em investigação de corrupção

23/05/2017 17h08

FUT-BARCELONA-ROSELL-PRESO:Polícia da Espanha prende ex-presidente do Barcelona em investigação de corrupção

MADRI (Reuters) - O ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell foi preso nesta terça-feira como parte de uma investigação sobre lavagem de dinheiro, disse um porta-voz da polícia espanhola.

Cinco pessoas foram presas no total, de acordo com um comunicado da polícia, que afirmou que a investigação foi centrada em vendas de direitos de imagem ligadas à seleção brasileira.

Em nota, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que desconhece qualquer participação de Rosell em contratos firmados pela entidade.

"Não há nenhum registro de sua suposta atuação em negócios realizados pela CBF a qualquer tempo", disse a entidade, acrescentando não ter recebido "qualquer pedido de informação oficial a respeito do tema".

Organizadores de eventos esportivos estão entre os detidos depois de uma série de operações de busca em casas na região espanhola da Catalunha e na vizinha Andorra, informou a polícia.

Eles acrescentaram que as autoridades estavam reunindo evidências de que os subornos foram pagos a pessoas que ilegalmente organizavam as vendas de direitos e que também estão investigando alegações de lavagem de dinheiro com os lucros do esquema.

Os advogados de Rosell não estavam disponíveis para comentar.

Rosell renunciou como presidente do Barcelona em 2014 depois que o Tribunal Superior de Espanha começou a investigar irregularidades na forma como o clube contratou o brasileiro Neymar. Ele negou qualquer irregularidade nesse caso, que irá a julgamento.

(Por Raquel Castillo, com reportagem adicional de Rodrigo Viga Gaier, no Rio de Janeiro)