Topo

Vettel faz volta mais rápida da história em Mônaco e dá esperança à Ferrari

25/05/2017 14h01

F1-VETTEL-RECORDE-MONACO:Vettel faz volta mais rápida da história em Mônaco e dá esperança à Ferrari

Por Alan Baldwin

MÔNACO (Reuters) - Atual líder do campeonato de Fórmula 1, Sebastian Vettel demonstrou ser uma boa aposta para conquistar a primeira vitória da Ferrari no Grande Prêmio de Mônaco desde 2001 depois de fazer a volta mais rápida da história do circuito de rua no treino livre desta quinta-feira.

O tetracampeão mundial liderou a cronometragem com um tempo de 1min12seg720 na sessão da tarde. Lewis Hamilton, piloto da Mercedes com quem o alemão disputa o título, havia sido o melhor antes do almoço.

Vettel foi o único piloto a romper a barreira de 1 minuto e 13 segundos. Hamilton, seis pontos atrás do líder depois de cinco provas, foi só o oitavo mais veloz no treino da tarde, com uma volta de 1min13seg873, mais de um segundo mais lento.

O britânico, que venceu em Mônaco no ano passado, havia marcado 1min13seg425 de manhã, quando Vettel teve que se contentar com a segunda melhor marca.

O tricampeão Hamilton, cujo companheiro de equipe, Valtteri Bottas, terminou o dia na 10ª colocação, espera igualar as 65 pole positions de Ayrton Senna, seu ídolo de infância, no treino classificatório de sábado.

Os seis primeiros da tarde ficaram todos abaixo do tempo da pole do ano passado, 1min13seg622, estabelecida pelo australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull.

Ricciardo foi o segundo mais rápido desta quinta-feira, 0seg487 mais lento que seu ex-colega de time Vettel, o que encorajou a ex-campeã Red Bull, que nesta temporada tem assistido Ferrari e Mercedes disputarem vitórias.

Kimi Raikkonen, campeão com a Ferrari em 2007, foi o terceiro mais bem colocado, ficando à frente da Toro Rosso do russo Daniil Kvyat e de seu colega Carlos Sainz, e Max Verstappen ficou em sexto para a Red Bull.

Michael Schumacher continua sendo o último piloto da Ferrari a conquistar uma vitória em Mônaco, cujo circuito de rua estreito e cheio de curvas promete ser um desafio ainda maior neste ano devido aos carros mais largos e mais velozes.

"Precisamos entrar no ritmo, e Monte Carlo tem muito a ver com a confiança no final das contas, então você tem que confiar no seu carro", disse Vettel na quarta-feira.

"Estou confiante de que temos as ferramentas, então depende de nós encontrar a configuração certa para entrar nos eixos e ter confiança. Carro mais largo e pneus mais largos tornam a pista mais estreita, acho".

O britânico Jenson Button voltou ao cockpit como reserva da McLaren no lugar de Fernando Alonso, que disputará as 500 Milhas de Indianápolis no mesmo domingo da corrida de F1.

Em Mônaco os treinos livres são sempre na quinta-feira porque a sexta-feira, que normalmente é o primeiro dia dos carros na pista em outros circuitos, é um dia de descanso.