Esporte

Isinbayeva renuncia à chefia de agência antidoping da Rússia

31/05/2017 12h03

ATLETISMO-ISINBAYEVA-RENUNCIA:Isinbayeva renuncia à chefia de agência antidoping da Rússia

MOSCOU (Reuters) - Bicampeã olímpica de salto com vara, Yelena Isinbayeva renunciou à direção da Agência Antidoping da Rússia (Rusada), relatou a agência de notícias Interfax, uma decisão que pode ajudar os atletas russos a voltarem às competições internacionais.

Isinbayeva passou a sofrer pressão para sair do conselho de supervisão da Rusada depois que a Agência Mundial Antidoping (Wada) pediu sua remoção, uma de quatro medidas que afirmou serem necessárias para a Rusada recuperar seu direito de supervisionar os exames antidoping de atletas russos.

"Irei trabalhar e implementar programas antidoping. Estou simplesmente transferindo meu lugar para um novo presidente do conselho", disse Isinbayeva, segundo a Interfax, nesta quarta-feira.

A ex-atleta acrescentou que irá continuar no conselho de supervisão da Rusada, mesmo tendo renunciado ao posto de presidente do conselho.

Não ficou claro de imediato como a Wada irá reagir ao desdobramento desta quarta-feira.

A Rusada perdeu sua credencial da Wada após um relatório publicado em novembro de 2015 que acusou a agência russa de violar regulamentos antidoping sistematicamente.

A maioria dos atletas russos deve perder o campeonato mundial de atletismo em Londres se uma proibição separada, mas relacionada, contra a federação de atletismo do país for mantida.

Entre outras alterações que a Wada está exigindo da Rusada estão o acesso de examinadores a cidades fechadas onde diz que os atletas continuam a evitar exames, acesso aos passaportes biológicos dos atletas e a implementação de uma política de conflito de interesse.

A indicação de Isinbayeva, ocorrida em dezembro passado, revoltou a Wada por ela ter criticado duramente a decisão da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) de banir os atletas russos das competições internacionais, o que os impediu de participar da Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo