Topo

Novo técnico do Barcelona diz ter sorte por poder contar com Messi

01/06/2017 12h11

FUT-ESPANHOL-BARCA-NOVOTECNICO:Novo técnico do Barcelona diz ter sorte por poder contar com Messi

Por Richard Martin

BARCELONA (Reuters) - O novo técnico do Barcelona, Ernesto Valverde, acredita que Lionel Messi ainda tem muito a oferecer ao time e falou de sua empolgação por trabalhar de perto com o atacante argentino, que disse ser o melhor jogador que já viu.

Messi foi o artilheiro das cinco grandes ligas europeias na última temporada, somando 37 gols no Campeonato Espanhol, e teve um desempenho memorável ao ajudar o Barça a derrotar o Alavés por 3 x 1 na decisão da Copa do Rei, no sábado.

O técnico Luis Enrique, que está deixando o comando do Barça, falou depois do jogo sobre sua gratidão por poder usufruir de Messi no auge de seu talento, e Valverde também cobriu de elogios o jogador eleito cinco vezes o melhor do mundo em sua apresentação oficial como novo treinador.

"Ainda não o encontrei, mas me sinto muito sortudo e será uma experiência única, ele é o melhor jogador que já vi em um campo de futebol", disse Valverde em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira.

"Quando parece que ele chegou ao auge, no dia seguinte ele surpreende você ainda mais. Espero poder ajudá-lo de todas as maneiras possíveis e aproveitar a experiência".

Valverde, cujo apelido é "Formiga" e que é um fotógrafo respeitado nas horas vagas, se junta ao Barça depois de seis temporadas à frente do Atlhetic Bilbao, onde foi o treinador mais longevo. Ele também treinou o Espanyol, rival do Barcelona, o Olympiakos Piraeus, o Valência e o Villarreal.

O técnico disse que ainda não planejou como extrair o melhor de Messi, que assumiu uma posição mais avançada no campo na última campanha, muitas vezes indo ao meio-campo, e ainda assim marcou 54 gols em todas as competições.

"Ele é decisivo em qualquer posição que jogue, mas vê-lo do lado de dentro será diferente de vê-lo de fora. Nunca treinei um jogador da qualidade dele. Ele irá dar o tom de nosso jogo, no bom sentido", acrescentou Valverde, de 53 anos.

O contrato de Messi com o Barça vence no ano que vem, mas Valverde disse ter ouvido que os diretores do clube têm confiança de que o craque irá concordar com uma renovação de longo prazo nos próximos meses.

"Não estou preocupado, a informação que tenho é que todos estão otimistas a esse respeito".