Topo

Eu não marquei muitos gols, mas alguns foram importantes, diz Zidane

02/06/2017 17h59

FUT-REAL-ZIDANE:Eu não marquei muitos gols, mas alguns foram importantes, diz Zidane

Por Mitch Phillips

CARDIFF (Reuters) - Para um homem que acertou dois cabeceios para ganhar uma final de Copa do Mundo e depois marcou um dos gols mais bonitos na decisão de Liga dos Campeões, Zinedine Zidane provavelmente estava sendo modesto quando disse na sexta-feira: "Não marquei muitos gols."

O técnico do Real Madrid foi perguntado se ele ou Cristiano Ronaldo seria a estrela se estivessem jogando no mesmo time do Real, e o francês não hesitou ao responder: "Cristiano ... ele marca gols."

Não há dúvidas de que o português se tornou um dos atacantes mais eficazes do futebol, um fato ressaltado pela incrível estatística de 40 gols ou mais a cada temporada nos últimos sete anos.

Ronaldo será a arma mais perigosa do Real Madrid na final da Liga dos Campeões, no sábado, contra a Juventus, e Zidane não tentou esconder o fato.

"Os meio-campistas são importantes, é claro, todos são importantes, mas estive lá naqueles grandes jogos quando se espera que os atacantes marquem e, claro, gols são tudo", disse ele em uma entrevista coletiva em Cardiff.

"Eu não marquei muitos -eu tenho alguns importantes- mas não muitos", completou.

Os dois que ele marcou para ajudar a França a vencer o Brasil na final da Copa do Mundo de 1998 em Paris sempre serão o ponto alto de sua ilustre carreira, mas para os torcedores do Real Madrid seu voleio fantástico de pé esquerdo, na final de Glasgow contra o Bayer Leverkusen, quatro anos depois, é mais brilhante.

Enquanto Ronaldo, há anos renomado como um jogador de lado de campo habilidoso, evoluiu seu jogo para se concentrar mais na função de atacante central, Zidane permaneceu principalmente no meio-campo, em torno do qual todas as equipes se voltavam.

Considerando isso, seu histórico de gols é bastante respeitável.

Em seus 155 jogos pelo Real, marcou 37 gols e fez outros 24 em 151 jogos pela Juve. Incluindo seus anos anteriores em Cannes e Bordeaux, ele totalizou 95 gols em 506 jogos por clubes e atingiu 31 em 108 partidas pela seleção da França -um retrospecto que muitos atacantes se orgulhariam.