Esporte

COI aprova revezamento misto em atletismo e natação para Tóquio 2020

09/06/2017 15h03

OLIMP-COI-REVEZAMENTO-MISTO:COI aprova revezamento misto em atletismo e natação para Tóquio 2020

Por Brian Homewood

LAUSANNE, Suíça (Reuters) - O revezamento misto em atletismo e natação e o basquete com times de três jogadores são algumas das novas provas aprovadas nesta sexta-feira pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para inclusão na Olimpíada de Tóquio 2020.

O comitê executivo do COI também concordou em acrescentar duplas mistas no tênis de mesa, eventos para equipes mistas de tiro, judô e tiro com arco e equipes mistas de triatlo.

O presidente do COI, Thomas Bach, disse que as novas disciplinas irão tornar os Jogos "mais joviais, mais urbanos e irão incluir mais mulheres".

Um comunicado da entidade disse que a Tóquio 2020 irá incluir o revezamento misto 4 x 400m no atletismo e o medley de revezamento misto 4 x 100m na natação, esporte que também irá acolher dois eventos novos – 800 metros masculino estilo livre e 1500 metros feminino estilo livre.

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês) descreveu o revezamento misto como um evento "encantadoramente caótico". A modalidade foi exibida pela primeira vez em um evento da Iaaf no Campeonato Mundial da Juventude em Cali, na Colômbia, em 2015 e foi vencida pela África do Sul, e outro foi realizado no Campeonato Mundial de Revezamentos nas Bahamas em abril.

As equipes têm liberdade de escolher suas composições na ordem que preferirem, dando espaço para se conquistar ou perder vantagens consideráveis ao longo das provas.

O basquete 3 x 3, um esporte urbano no qual as equipes miram uma única cesta, foi introduzido nos Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura de 2010 e repetido em Nanjing em 2014.

O COI disse que também haverá revezamentos masculinos e femininos no ciclismo de pista e Freestyle Park de ciclismo BMX. Boxe, canoagem e remo concordaram em reduzir o número de eventos masculinos em troca de mais eventos femininos.

O comitê já havia concordado em adicionar cinco esportes novos nos Jogos de Tóquio – beisebol, softball, surfe, escalada esportiva e skate – e disse que haverá um aumento líquido de 15 eventos, uma redução geral de 285 atletas em comparação com a Rio 2016 e "a maior representação de atletas femininas da história olímpica".

A decisão é um passo significativo rumo uma igualdade numérica de atletas e eventos masculinos e femininos nos Jogos, disse o COI.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Esporte

Topo