Topo

Di María aceita pagar 2 milhões de euros de multa por sonegação fiscal na Espanha

21/06/2017 14h54

FUT-DIMARIA-MULTA:Di María aceita pagar 2 milhões de euros de multa por sonegação fiscal na Espanha

MADRI (Reuters) - O jogador de futebol argentino Ángel Di María chegou a um acordo com a Procuradoria espanhola em um caso de evasão fiscal e aceitou pagar 2 milhões de euros e cumprir uma pena de 16 meses de prisão, mas o meio-campista do Paris Saint-German não será preso por se tratar de uma pena inferior a dois anos e por não ter antecedentes criminais.

Um tribunal de Madri anunciou nesta quarta-feira o acordo entre a Procuradoria do Estado e os advogados do jogador após a admissão de dois delitos de sonegação de impostos em 2012 e 2013, dos quais havia sido acusado em dezembro do ano passado junto com outros dois ex-jogadores do Real Madrid.

Di María terá que pagar a quantia combinada e as multas correspondentes, mas em sua declaração ao tribunal, em março de 2017, já havia adiantado o pagamento de 1,45 milhão de euros.

Assim como outros jogadores investigados pela Procuradoria, Di María tinha em vigor, durante os anos em que devia pagar impostos na Espanha, vários contratos de cessão de direitos de imagem em diversas sociedades radicadas fora deste país.

O empresário português Jorge Mendes participa de várias sociedades através das quais, segundo a Procuradoria espanhola, outros jogadores também sonegaram impostos relativos a seus direitos de imagem.

O técnico José Mourinho e os jogadores Cristiano Ronaldo, Radamel Falcao e Fábio Coentrão, todos eles acusados de evasão fiscal na Espanha, também trabalham com Mendes.

(Por Carlos Ruano)