Esporte

Índia quer sediar Olimpíada de 2032 e Jogos Asiáticos de 2030, diz associação

21/06/2017 13h48

INDIA-OLIMPIADAS2032:Índia quer sediar Olimpíada de 2032 e Jogos Asiáticos de 2030, diz associação

Por Sudipto Ganguly

MUMBAI (Reuters) - A Associação Olímpica da Índia (IOA, na sigla em inglês) pediu permissão ao governo para entrar na disputa para sediar a Olimpíada de 2032 e os Jogos Asiáticos de 2030, como parte da iniciativa para colocar o país no cerne da comunidade esportiva internacional, disse o presidente da IOA, N. Ramachandran, à Reuters.

Ramachandran disse que a IOA também quer que a Índia sedie os Jogos de Praia Asiáticos de 2020, o Conselho Olímpico da Assembleia-Geral da Ásia no mesmo ano e a sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI) em 2021.

A meta, afirmou ele, é usar esse engajamento como catalisador para o crescimento dos esportes olímpicos na Índia e ajudar a melhorar a posição sofrível do país em quase todos os esportes, com exceção do críquete.

Como a segunda nação mais populosa do mundo depois da China, Ramachandran argumentou que é hora de a Índia seguir seu vizinho poderoso exibindo sua musculatura econômica cada vez mais robusta por meio do esporte.

Minimizando as dúvidas sobre a capacidade da Índia de sediar eventos esportivos de tão grande porte, Ramachandran disse que seu país é um dos poucos da região que possui os meios.

Ele disse ter conversado com o presidente do COI, Thomas Bach, sobre as perspectivas de a Índia receber uma Olimpíada, um sinal do trabalho de base inicial exigido para uma candidatura séria.

"Você não pode tomar uma decisão hoje e dizer 'quero sediar Jogos Olímpicos amanhã'. É um processo de oito anos, então você tem que começar agora", disse Ramachandran.

O governo indiano concordou em debater as propostas no gabinete, acrescentou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo