Topo

Fifa diz que gramado de estádio em São Petersburgo estará apto para final da Copa das Confederações

26/06/2017 16h51

FUT-FIFA-SAOPETERSBURGO:Fifa diz que gramado de estádio em São Petersburgo estará apto para final da Copa das Confederações

SÃO PETERSBURGO, Rússia (Reuters) - A Fifa disse nesta segunda-feira que o gramado reinstalado do estádio de São Petersburgo sofreu algum dano, mas que está sendo tratado para poder ser o palco da final da Copa das Confederações no domingo.

O estádio de 68 mil lugares e lar do Zenit, potência do futebol russo, será um dos principais da Copa do Mundo de 2018, mas o gramado teve que ser recolocado às pressas depois de sofrer cortes na partida inaugural de abril.

Antes dos problemas com o gramado, problemas com a tecnologia de gramado retrátil da arena provocaram vibrações na superfície, o que a tornou inadequada para partidas.

Colin Smith, diretor de competições da Fifa, disse aos repórteres que o "gramado novo" do estádio foi danificado durante os jogos, assim como nas sessões de aquecimento.

"Retocamos bastante a camada superior na noite passada", contou Smith aos repórteres durante uma coletiva de imprensa em São Petersburgo.

"Amanhã iremos cobrir totalmente o gramado e realmente regular a temperatura e as condições de crescimento ali. Temos fé de que será uma boa superfície para jogar na final".

Smith disse que estufas foram instaladas nas áreas mais frágeis do gramado e que luzes de crescimento foram colocadas de forma permanente. Ele ainda acrescentou que o tempo chuvoso "não ajudou o crescimento das áreas problemáticas".

O capitão da seleção de futebol de Portugal, Cristiano Ronaldo, e seu técnico, Fernando Santos, criticaram o gramado depois de sua vitória de 4 x 0 sobre a Nova Zelândia no sábado – Ronaldo achou a grama alta demais.

Smith disse que a fase de grupos da Copa das Confederações foi um grande sucesso operacional, mas que há espaço para melhorias antes da fase eliminatória, que começa na quarta-feira.

     (Da redação de Moscou)

 ​