Esporte

Wada permite que agência antidoping da Rússia volte a fazer exames

27/06/2017 15h14

OLIMP-DOPING-RUSSIA:Wada permite que agência antidoping da Rússia volte a fazer exames

MOSCOU (Reuters) - A Agência Antidoping da Rússia (Rusada), que perdeu sua credencial internacional em 2015 devido a um escândalo de doping, recebeu permissão para planejar e coordenar exames novamente sob supervisão, em uma decisão que a Agência Mundial Antidoping (Wada) classificou como um marco.

Ao anunciar a mudança nesta terça-feira, a Wada disse estar satisfeita pelo fato de a Rusada ter atendido quatro exigências cruciais.

A Rusada recebeu autorização para realizar exames usando seus agentes de controle de doping sob supervisão de especialistas internacionais indicados pela Wada e pela Agência Antidoping Britânica (Ukad), informou a Wada em um comunicado publicado em seu site oficial.

A Rusada perdeu sua credencial da Wada depois de um relatório publicado em novembro de 2015 acusar a entidade de violar regulamentos antidoping sistematicamente.

Em maio, a Wada disse que a Rússia continuaria suspensa até que quatro exigências cruciais fossem atendidas, entre elas o afastamento da bicampeã olímpica de salto com vara Yelena Isinbayeva do cargo de diretora do conselho de supervisão da Rusada e sua substituição por um presidente e um vice-presidente independentes.

Nesta terça-feira, a Wada disse que agora está satisfeita com o cumprimento dos quatro pontos, entre eles o acesso de examinadores a cidades fechadas onde afirma que atletas continuaram a evitar exames, acesso aos passaportes biológicos dos atletas e a implantação de uma política de conflito de interesses.

O presidente da Wada, Craig Reedie, disse que isso representa um marco para a recuperação da credencial da Rusada, embora "ainda haja mais a ser feito".

(Reportagem da redação de Moscou)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Esporte

Topo