Topo

Portugal vence o México e fica com o 3o lugar na Copa das Confederações

02/07/2017 14h30

FUTEBOL-PORTUGAL-CONFEDERACOES:Portugal vence o México e fica com o 3o lugar na Copa das Confederações

MOSCOU (Reuters) - Um gol de pênalti de Adrien Silva na prorrogação deu a Portugal a vitória por 2 a 1 sobre o México e o terceiro lugar na Copa das Confederações de 2017 neste domingo.

Portugal, que já havia perdido uma cobrança de pênalti após confirmação dos árbitros assistentes de vídeo aos 16 minutos de jogo, foi premiado com uma segunda penalidade aos 12 minutos do primeiro tempo da prorrogação, quando Miguel Layun pôs a mão na bola.

Adrien Silva converteu a cobrança para dar aos campeões europeus a vitória e o terceiro lugar após jogo bastante duro.

E o resultado só foi possível porque Pepe garantiu o empate no tempo regulamentar, aos 46 do segundo tempo, após se atirar em cruzamento e vencer o goleiro Guillermo Ochoa, considerado o melhor jogador da partida, com a sola da chuteira.

O México, campeão do torneio em 1999, havia aberto o placar aos 9 minutos do segundo tempo quando o goleiro Rui Patricio não segurou cruzamento de Chicharito e a bola tocou em Luis Neto, que marcou gol contra.

Portugal teve Nelson Semedo expulso aos 14 minutos do primeiro tempo da prorrogação, e o mexicano Raul Jimenez também penalizado com cartão vermelho seis minutos depois, quando os dois times se lançaram ao ataque para o gol da vitória.

O treinador colombiano do México, Juan Carlos Osorio, também foi expulso nos segundos finais por protestar contra a decisão de não consultar o árbitro de vídeo sobre um pênalti.

O resultado significa que Portugal ainda está invicto contra o México em cinco jogos desde 1969. Ainda neste domingo, a atual campeã do mundo Alemanha enfrenta o campeão sul-americano Chile na final da Copa das Confederações em São Petersburgo.

(Por Andrew Downie)