Topo

Kubica estima suas chances de voltar à F1 entre 80 e 90 por cento

04/07/2017 17h21

F1-KUBICA-CHANCES-VOLTAR:Kubica estima suas chances de voltar à F1 entre 80 e 90 por cento

LONDRES (Reuters) - O piloto polonês Robert Kubica disse que suas chances de voltar à Fórmula 1 cresceram para "80 ou 90 por cento" depois de um teste com a Renault no circuito espanhol de Valência no mês passado.

Kubica, que está com 32 anos e é o único polonês que já venceu um Grande Prêmio, deixou a modalidade em 2011 devido a um acidente de rali que amputou parcialmente seu antebraço.

    Ele era uma das maiores promessas do esporte e havia a perspectiva de uma vaga para ele na Ferrari.

    "Se você me perguntasse (antes do teste) o quanto eu estava pensando realisticamente que voltar à F1 era possível, eu teria me dado 10 ou no máximo 20 por cento de chance", disse ele à revista britânica Auto Express.

    "Por eu ser muito realista, e estar com os pés no chão, eu estimaria em 80 ou 90 por cento (agora)", acrescentou.

    Kubica completou impressionantes 115 voltas em Valência em uma Lotus 2012, durante um teste realizado em um clima de segredo considerável, e disse que ficou surpreso de ver o quão bem se saiu.

    Reportagens indicaram que ele foi mais rápido do que o piloto de teste russo da Renault, Sergey Sirotkin, e seus tempos no simulador foram equivalentes ao do alemão Nico Hulkenberg, que até agora marcou todos os pontos da equipe nesta temporada.

    A rede BBC disse que Kubica irá testar novamente com a Renault, embora não haja confirmação da equipe.

    Surgiram especulações de que Kubica pode estar sendo cogitado para substituir o britânico Jolyon Palmer, que está tendo uma temporada difícil e ainda não marcou nenhum ponto em oito corridas.

    Kubica disse que seu preparo físico está melhor do que nunca, apesar das limitações de seu braço, e que o dia do teste em Valência foi um dos melhores de sua vida.

    (Por Alan Baldwin)