Esporte

COI elogia propostas de Paris e Los Angeles para Olimpíada de 2024

05/07/2017 14h27

OLIMP-SEDES-2024:COI elogia propostas de Paris e Los Angeles para Olimpíada de 2024

BERLIM (Reuters) - O Comitê Olímpico Internacional (COI) chamou as propostas de Los Angeles e Paris para sediar os Jogos Olímpicos de 2024 de "excepcionais", no momento em que as duas cidades candidatas preparam suas penúltimas apresentações para membros do COI.

Quatro outras cidades --Budapeste, Roma, Hamburgo e Boston-- também expressaram interesse em sediar os Jogos, mas acabaram desistindo do processo, deixando apenas as duas últimas candidatas que esperam ganhar o direito de sediar uma Olimpíada pela terceira vez.

Paris recebeu as Olimpíadas de 1900 e 1924, e os Jogos de 1932 e de 1984 aconteceram em Los Angeles.

O COI vai decidir o vencedor da sede de 2024 no dia 13 de setembro. O conselho executivo da organização recomendou que na mesma sessão do COI a cidade que perder os Jogos de 2024 seja nomeada a sede para as Olimpíadas de 2028. Essa proposta deve ser confirmada na próxima semana.

"No decorrer da nossa avaliação, essas duas cidades de classe mundial provaram sua habilidade de sediar Jogos Olímpicos excepcionais", escreveu o chefe do comitê de avaliação do COI, Patrick Baumann.

"E elas fizeram isso em uma maneira que claramente reflete as circunstâncias e sabores únicos que cada cidade tem a oferecer ao mundo".

Ambas as cidades são elogiadas no relatório como tendo o potencial de entregar Jogos bem-sucedidos, com Los Angeles sendo recomendada por sua estratégia de baixo risco de utilizar espaços já existentes ou temporários.

"Só há três novos espaços permanentes propostos, e cada um já está planejado por investidores privados independentemente dos Jogos Olímpicos", disse o relatório.

A candidatura de Los Angeles é baseada em financiamento privado e não requer grandes construções por parte dos organizadores, com 97 por cento dos espaços já existentes ou temporários.

O plano de Paris de usar espaços icônicos, incluindo a Torre Eiffel, o rio Sena e o Museu do Louvre, e seu plano compacto de dois aglomerados, com 93 por cento dos espaços já existentes ou temporários, também foi aprovado.

Entretanto, o COI disse que criar uma atmosfera do tamanho olímpico em uma zona olímpica central continua sendo um desafio, e observou que ainda há algumas áreas que precisam ser adquiridas para a construção da Vila Olímpica.

(Reportagem de Karolos Grohmann)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Esporte

Topo