Topo

Presença de Macron será chave para sucesso de Paris em campanha por Olimpíada, diz prefeita

10/07/2017 11h58

OLIMP-PARIS-MACRON:Presença de Macron será chave para sucesso de Paris em campanha por Olimpíada, diz prefeita

Por Karolos Grohmann

LAUSANNE, Suíça (Reuters) - A presença do presidente francês, Emmanuel Macron, em uma reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta semana será fundamental para o sucesso de Paris na disputa pela sede dos Jogos Olímpicos de 2024, disse a prefeita da cidade, Anne Hidalgo, nesta segunda-feira.

Macron, de 39 anos, que foi eleito em maio o mais jovem líder da França desde Napoleão, deve chegar nesta segunda-feira à Suíça e participar na terça da apresentação da campanha de Paris aos membros do COI. A capital francesa concorre com Los Angeles.

A campanha da cidade norte-americana também fará sua apresentação na terça-feira, mas não terá nenhum apoio político in loco.

Chefes de Estado normalmente comparecem à eleição da cidade-sede da Olimpíada, que neste ano acontecerá em setembro, mas Macron decidiu também comparecer à apresentação da candidatura.

"É um sinal muito bom para dizer que nós estamos confiantes e iremos vencer", disse Anne a repórteres, em referência à presença de Macron. "É muito bom para nós".

Essa não será a primeira vez que Macron encontrará os membros do COI. O presidente também se reuniu com a comissão de avaliação em Paris após ser eleito.

Paris e Los Angeles estão disputando o direito de sediar os Jogos de 2024, mas o COI deve ratificar na terça-feira a recomendação de seu comitê-executivo para definir a sede tanto de 2024 quanto de 2028 ao mesmo tempo, garantindo que ambas as candidatas recebam uma edição dos Jogos.

A única coisa a ser decidida em setembro será a sequência, e Paris é apontada amplamente a favorita para vencer a disputa por 2024. Los Angeles já indicou que aceitaria ficar com os Jogos de 2028.

Os Jogos Olímpicos foram realizados em Paris em 1900 e 1924, e em Los Angeles em 1932 e 1984.