Esporte

Rússia aprova plano antidoping para tentar limpar imagem

10/07/2017 13h29

RUSSIA-PLANO-ANTIDOPING:Rússia aprova plano antidoping para tentar limpar imagem

MOSCOU (Reuters) - O primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Medvedev, aprovou nesta segunda-feira um plano concebido para acabar com o doping, parte de uma iniciativa de Moscou para reabilitar sua imagem esportiva manchada e reverter uma proibição à maioria de seus atletas que competem internacionalmente.

As medidas, publicadas no site oficial do governo, incluem a criação de um novo laboratório nacional antidoping e programas educativos para desestimular o uso de remédios de melhora de desempenho.

    Fazer com que a já existente Agência Russa Antidoping (Rusada, na sigla em inglês) cumpra integralmente os padrões internacionais é outro objetivo.

    A Agência Mundial Antidoping (Wada) suspendeu a Rusada depois que um relatório publicado em novembro de 2015 apresentou indícios de doping patrocinado pelo Estado e a acusou de violar regulamentos antidoping sistematicamente.

    As autoridades russas negam existir um programa de doping patrocinado pelo Estado, mas prometeram seguir as recomendações internacionais para que as suspensões da Rusada e do Comitê Paralímpico Russo sejam revertidas.     

    No mês passado a Wada anunciou que está permitindo que a Rusada planeje e coordene exames sob a supervisão de especialistas internacionais, dizendo que a agência cumpriu alguns dos requisitos para ser reincorporada.

    Mas na semana passada a Wada disse à Reuters que a Rusada ainda precisa fazer várias coisas antes de poder recuperar sua credencial, incluindo uma "série de auditorias de conformidade que a Wada irá realizar nos próximos meses".

    A Wada informou que irá publicar os requerimentos restantes para que a Rusada volte a estar em conformidade no final deste mês.

    (Por Gabrielle Tétrault-Farber)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo