Topo

Macron: Candidatura olímpica de Paris-2024 representa valores "ameaçados"

Emmanuel Macron apresenta a candidatura de Paris como sede dos Jogos Olímpicos de 2024 - Greg Martin/COI/Divulgação
Emmanuel Macron apresenta a candidatura de Paris como sede dos Jogos Olímpicos de 2024 Imagem: Greg Martin/COI/Divulgação

Karolos Grohmann e Brian Homewood

LAUSANNE, Suíça (Reuters)

11/07/2017 11h51

O presidente da França, Emmanuel Macron, descreveu nesta terça-feira (11) a candidatura de Paris para sediar a Olimpíada de 2024 como a melhor defesa contra as ameaças aos valores dos Jogos: abertura, tolerância e respeito pelo meio ambiente.

"Os valores olímpicos são os nossos valores. Eles estão ameaçados, sendo questionados por muitos hoje, então é o melhor momento para defendê-los", disse Macron aos repórteres depois de a cidade apresentar sua proposta ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Paris está competindo com Los Angeles, apoiada publicamente pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que Macron criticou por tirar seu país do acordo de Paris contra a mudança climática.

Macron foi o primeiro chefe de Estado a comparecer à apresentação formal das candidaturas olímpicas. Trump não estava presente. Paris, que sediou os Jogos de 1900 e 1924, não teve sucesso com as candidaturas de 1992, 2008 e 2012.

"Vocês têm razão de lembrar que perdemos três vezes. Não queremos perder uma quarta", disse Macron. "Decidi, bem no começo de meu mandato, apoiar este projeto e dar o máximo para promover esta candidatura".

O COI deve votar ainda nesta terça-feira para decidir se ratifica ou não a recomendação de seu comitê-executivo para conceder os eventos de 2024 e 2028 ao mesmo tempo no dia 13 de setembro.

A capital francesa é vista como a favorita para os Jogos de 2024 e Los Angeles deu a entender que aceitaria 2028.