Topo

Federer derrota Berdych e chega à final de Wimbledon de olho em 8º título

14/07/2017 16h12

TENIS-FEDERER-BERDYCH:Federer derrota Berdych e chega à final de Wimbledon de olho em 8º título

Por Martyn Herman

LONDRES (Reuters) - A busca incansável de Roger Federer pelo oitavo título de Wimbledon continuou nesta sexta-feira, quando ele derrotou o teimoso tcheco Tomas Berdych por 7-6(4), 7-6(4)e 6-4 e chegou à final pela 11ª vez.

O suíço de 35 anos enfrentou um teste duro diante do 11º cabeça de chave, que o derrotou nesta mesma rodada em 2010, mas elevou o nível de seu jogo nos momentos cruciais e se tornou o homem mais velho a chegar a uma final de simples desde Ken Rosewall em 1974.

    Rosewall, que tinha 39 anos, acabou perdendo para Jimmy Connors, mas Federer será o franco favorito ao troféu quando enfrentar o grande sacador croata Marin Cilic no domingo.

    Federer já disputou 29 finais de Grand Slam, vencendo 18, e avançou em sua chave sem perder um set sequer.

    Mas este foi seu teste mais duro até agora, e Berdych deu trabalho suficiente para manter Federer atento até o fim.   

    Ele levou Federer ao tiebreak em dois sets, mas nas duas ocasiões o suíço se impôs e disparou winners à vontade.

    Berdych se recusou a jogar a toalha e até teve pontos de quebra em 3-3 no terceiro set, porém Federer se safou com três aces e um saque indefensável.

    Federer, que passou seis meses fora das quadras depois de perder na semifinal do torneio inglês no ano passado, quebrou o serviço do adversário no game seguinte, confirmou o saque em 5-4 e selou sua 90ª vitória na grama do All England Club.