Topo

Presidente da federação espanhola Villar renuncia a cargos na Fifa e na Uefa

27/07/2017 08h34

FUT-VILLAR-FIFA-RENUNCIA:Presidente da federação espanhola Villar renuncia a cargos na Fifa e na Uefa

ZURIQUE (Reuters) - O presidente suspenso da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Ángel María Villar, renunciou aos altos cargos que ocupava na Fifa e na Uefa após ter sido preso na Espanha na semana passada, informaram as duas entidades nesta quinta-feira.

Villar, seu filho Gorka e mais dois dirigentes da federação espanhola foram presos em 18 de julho sob suspeita de conluio, recebimento de propina e falsificação de documentos. Villar, que nega as acusações, teve negado um pedido de fiança.

O espanhol é o mais recente dirigente do futebol mundial a ser preso ou suspenso por acusações de corrupção, em um escândalo que atingiu diversos países, incluindo o Brasil.

Um porta-voz da Fifa confirmou à Reuters que Villar, de 67 anos, renunciou a seus cargos como vice-presidente da Fifa e membro do Conselho da federação internacional, do qual fazia parte desde 1998.

A Uefa também confirmou que Villar renunciou após 25 anos em seu comitê-executivo.

Villar, ex-jogador da seleção espanhola, está há 29 anos na presidência da federação espanhola, tendo sido reeleito para um oitavo mandato em maio.

(Por Brian Homewood)