Topo

Giroud cobra o pênalti decisivo e Arsenal bate o Chelsea na Supercopa inglesa

06/08/2017 14h33

FUTEBOL-SUPERCOPA-INGLATERRA:Giroud cobra o pênalti decisivo e Arsenal bate o Chelsea na Supercopa inglesa

Por Tom Hayward

LONDRES (Reuters) - Com o atacante francês Olivier Giroud acertando a cobrança decisiva da disputa de pênaltis, o Arsenal venceu o Chelsea por 4 x 1 nas penalidades e conquistou a Supercopa da Inglaterra em Wembley neste domingo.

Depois que o campeão do Inglês e o campeão da Copa da Inglaterra empataram em 1 x 1 após um jogo bastante equilibrado no tempo regulamentar, Giroud só teve o trabalho de por fim à disputa de pênaltis depois que Alvaro Morata e Thibaut Courtouis erraram suas cobranças para o Chelsea, em uma série que já pôs em prática o novo sistema "ABBA" da Fifa.

Victor Moses abriu o placar para o Chelsea após invadir a área e arrematar sem chances para Petr Cech logo no primeiro minuto do segundo tempo, antes que o reserva do Arsenal Sead Kolasinac empatasse aos 37 da segunda etapa, coroando uma grande tarde em Wembley.

O Arsenal, que venceu o Chelsea em maio para levantar a Copa da Inglaterra, começou muito bem o jogo com a nova contratação Alexandre Lacazette, que criou muitas chances ao lado dos companheiro Danny Welbeck e Alex Iwobi no ataque.

Mas o Chelsea cresceu no jogo e criou oportunidades com o atacante espanhol Pedro, que chegou a exigir grande defesa de Cech após rápido contra-ataque.

O segundo tempo começou com tudo, com um gol de Victor Moses, expulso na final da Copa da Inglaterra em maio, aproveitando rebote de cabeçada de Gary Cahill para surpreender o Arsenal.

Em resposta, Courtois teve que estar alerta para evitar um cruzamento de Elneny que tinha o gol como destino certo, e depois um chute de longa distância de Granit Xhaka. No entanto, Kolasinac, contratado de última hora junto ao Schalke 04, fez de cabeça o gol que o goleiro do Chelsea não conseguiu evitar.

Na disputa de pênaltis, a primeira no sistema "ABBA", inspirado nos tie-breaks do tênis, Cahill marcou primeiro, Walcott e Nacho Monreal marcaram para o Arsenal e o goleiro Courtouis e o atacante Morata erraram sua cobranças, facilitando a vida de Alex Oxlade-Chamberlain e Giroud, que converteram e foram comemorar o título com uma torcida do Arsenal em êxtase.

O Chelsea começa sua defesa do título inglês ao receber o Burnley no próximo sábado, enquanto o Arsenal enfrenta o Leicester City na sexta-feira dando o pontapé da temporada do Campeonato Inglês.