Topo

Clubes ingleses quebram recorde bilionário de gastos com contratações

01/09/2017 11h11

FUT-INGLESES-MERCADO-RECORDE:Clubes ingleses quebram recorde bilionário de gastos com contratações

Por Martyn Herman

LONDRES (Reuters) - Os clubes ingleses de futebol esbanjaram no último dia da janela de transferências, desembolsando 210 milhões de libras e elevando o total bruto de gastos a um valor recorde de 1,4 bilhão de libras, em mais uma mostra do poder de fogo financeiro inigualável do Campeonato Inglês.

Cifras do Deloitte's Sports Business Group mostraram um aumento de 23 por cento em relação ao recorde anterior, estabelecido no último verão europeu. O gasto teria sido ainda maior se várias transferências propostas tivessem saído tal como o esperado até a quinta-feira.

Mesmo assim os times da liga inglesa não irã quebrar, graças a acordos de transmissão lucrativos com emissoras de televisão.

"Importa dizer, e quando analisado no contexto da geração de rendas recordes de transmissão, comerciais e nos dias da partida, que os times do Campeonato Inglês estão gastando de acordo com seus meios", disse Dan Jones, sócio do Deloitte's Sports Business Group.

"Nos últimos 15 anos, o gasto anual com transferências permaneceu dentro da faixa entre um quinto e um terço, e na média cerca de um quarto, do total da renda".

Com base em estimativas de lucro dos 20 times da liga inglesa nesta temporada, o 1,4 bilhão de libras de contratações representa uma média de 31 por cento da renda total por clube -- um recuo diante do pico de 34 por cento da temporada 2008-2009.

O gasto líquido de 41 milhões de libras do Watford foi o mais alto quando comparado com a receita, representando 44 por cento.

O desembolso da liga inglesa durante a janela de transferência ofuscou o de outras grandes ligas europeias. A liga italiana veio em segundo com o equivalente a 735 milhões de libras, seguida pela liga francesa e seus 590 milhões de libras, a liga alemã com 510 milhões e a liga espanhola, cuja janela fecha nesta sexta-feira, com 500 milhões de libras.