Topo

Procuradoria francesa vê filho de Diack envolvido em compra de votos na escolha de sede de eventos esportivos

05/09/2017 11h46

OLIMP-FRANCA-COMPRADEVOTOS-RIO:Procuradoria francesa vê filho de Diack envolvido em compra de votos na escolha de sede de eventos esportivos

PARIS (Reuters) - A Procuradoria financeira da França disse nesta terça-feira que investigações revelaram que o filho do ex-presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf) está no centro de um grande esquema de corrupção.

"As investigações revelaram um sistema de corrupção em grande escala com envolvimento de Papa Massata Diack, filho de Lamine Diack, ex-presidente da Iaaf, e de outros membros influentes do Comitê Olímpico Internacional (COI)", disse a Procuradoria financeira francesa, em comunicado.

"Há diversos indícios consistentes de que pagamentos foram feitos em troca de votos de membros da Iaaf e do Comitê Olímpico Internacional para a escolha de cidades-sede para os maiores eventos esportivos globais", acrescentou.

Inicialmente, as investigações tinham como alvo a concessão dos Jogos de 2020 para Tóquio, antes de serem ampliadas para incluir a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro.

Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal brasileira realizou buscas na casa do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman, e o intimou a prestar depoimento como parte de investigação sobre um suposto esquema internacional de corrupção para compra de votos para a escolha do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada de 2016.