Topo

Hickey renuncia a cargo no COI em meio a escândalo de venda de ingressos nos Jogos do Rio

10/09/2017 13h54

OLIMP-HICKEY:Hickey renuncia a cargo no COI em meio a escândalo de venda de ingressos nos Jogos do Rio

(Reuters) - O irlandês Pat Hickey renunciou de seu cargo no conselho executivo do Comitê Olímpico Internacional depois de se envolver em um escândalo de venda de ingressos nos Jogos do Rio de Janeiro do ano passado.

Hickey, 72, foi preso pela política brasileira durante os Jogos e mantido na prisão. Ele foi libertado com o pagamento de fiança depois que a Associação de Comitês Olímpicos Nacionais emprestou a ele dinheiro para que voltasse à Irlanda.

Ele sustenta que é inocente de todas as acusações.

"Patrick Hickey informou o COI de sua renúncia como membro do Conselho Executivo do COI com efeito imediato", disse um porta-voz do COI em comunicado antes de sessão em Lima esta semana.

"Em sua carta de renúncia, o sr. Hickey enfatizou que quer proteger o COI e garantir que os interesses dos Comitês Olímpicos Nacionais sejam representados no Conselho Executivo."

"Ele também reiterou sua inocência em todas as acusações e confirmou que espera exercer suas funções como membro do COI no futuro".

O substituto de Hickey no conselho será definido por uma eleição durante a sessão que acontecerá na capital peruana.

Ex-principal autoridade europeia no COI, Hickey foi acusado por investigadores brasileiros em um suposto esquema de venda ilegal de ingressos para os Jogos do Rio. O julgamento dele foi marcado para novembro, segundo a mídia irlandesa.

(Reportagem de Greg Stutchbury em Wellington)