Esporte

COI confirma Paris como sede dos Jogos de 2024 e Olimpíada de 2028 em Los Angeles

13/09/2017 16h06

OLIMP-SEDES-PARIS-LOSANGELES:COI confirma Paris como sede dos Jogos de 2024 e Olimpíada de 2028 em Los Angeles

Por Karolos Grohmann

LIMA (Reuters) - O Comitê Olímpico Internacional confirmou nesta quarta-feira a escolha de Paris como sede dos Jogos Olímpicos de 2024 e a realização da edição de 2028 em Los Angeles, após uma votação dos membros do COI em Lima.

Paris, que já foi anfitriã de duas Olimpíadas, voltará a receber os Jogos 100 anos depois da Olimpíada de 1924, enquanto Los Angeles também irá organizar sua terceira edição dos Jogos após 1932 e 1984.

Não havia outros concorrentes para as duas edições dos Jogos, e a votação foi uma mera formalidade. O presidente do COI, Thomas Bach, disse que os votos para ambas as cidades foram "unânimes".

O COI já havia decidido em julho escolher simultaneamente as duas sedes olímpicas, após as desistências de quatro das seis cidades concorrentes para a Olimpíada de 2024, em meio a preocupações com os custos e a complexidade de se organizar o maior evento multiesportivo do mundo.

Paris, Los Angeles e o COI já tinham fechado um acordo prévio para a realização dos Jogos de 2024 na capital francesa e da edição seguinte na cidade norte-americana.

Paris, que apresentou um orçamento de 6,8 bilhões de euros para os Jogos, havia sido derrotada nas tentativas passadas de receber as Olimpíadas de 1992, 2008 e 2012.

A presença do presidente francês, Emmanuel Macron, que também discursou nesta quarta-feira em mensagem por vídeo, em uma sessão extraordinária do COI em julho em Lausanne foi vista como crucial para se fechar o acordo que concedeu os Jogos de 2024 à capital da França.

Os Jogos de Los Angeles 2028, com previsão de gastos de 5,3 bilhão de dólares, irão essencialmente repetir os planos que a cidade tinha apresentado em sua campanha inicialmente para 2024, incluindo o alojamento de atletas no campus da UCLA.

Essa é a primeira vez que o COI escolhe a sede de uma Olimpíada com 11 anos de antecedência.

A entidade olímpica estava ansiosa para assegurar o futuro de seu principal evento depois que Boston, Budapeste, Roma e Hamburgo desistiram de suas candidaturas, temendo os altos custos e a oposição da população local.

A próxima Olimpíada, em 2020, será realizada em Tóquio.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo