Topo

Fifa anuncia formato simplificado para sorteio da Copa do Mundo

14/09/2017 16h27

FUT-FIFA-SORTEIO-COPA:Fifa anuncia formato simplificado para sorteio da Copa do Mundo

ZURIQUE (Reuters) - A Fifa anunciou nesta quinta-feira um formato novo e simplificado para o sorteio da Copa do Mundo de 2018, no qual os times serão agrupados de acordo com sua posição no ranking mundial, e não de acordo com seu continente.

A entidade organizadora do futebol mundial disse que as 32 seleções serão divididas em quatro potes. As sete mais bem colocadas e a anfitriã Rússia estarão no primeiro pote, as próximas oito mais bem colocadas no segundo pote e assim por diante.

Cada grupo da primeira rodada consistirá de um time de cada pote, determinado pelo sorteio. Segundo a Fifa, o único contingenciamento geográfico será que nenhum grupo poderá incluir duas seleções do mesmo continente, com exceção da Europa.

O sorteio do Mundial anterior disputado no Brasil recorreu a um sistema complexo, no qual os times eram divididos segundo o ranking no primeiro pote e segundo seu continente nos restantes.

Mas, para equilibrar os números, um "pré-sorteio" foi realizado e um "Pote X" temporário foi usado, criando um sistema que críticos acusaram de ser desnecessariamente complicado.

A Fifa informou que o ranking que será publicado em 16 de outubro será usado no sorteio, que acontecerá em Moscou no dia 1º de dezembro.

Isso evitará outra polêmica surgida em 2014, quando o ranking de novembro foi usado, o que críticos disseram ter dado uma vantagem a seleções envolvidas nas repescagens daquele mês.

Atualmente a Suíça e a Polônia estão entre os sete times mais bem posicionados, enquanto Peru e País de Gales podem entrar no segundo pote juntamente com França e Espanha, caso se classifiquem.

Brasil, México, Irã, Japão, Bélgica, Coreia do Sul e Arábia Saudita são as equipes já classificadas para a Copa, que começa em 14 de junho, além da anfitriã Rússia.

(Por Brian Homewood)