Topo

Ex-chefe da ONU acredita em Olimpíada de Inverno segura na Coreia do Sul apesar de tensão nuclear

15/09/2017 14h54

OLIMP-BAN-COREIADOSUL:Ex-chefe da ONU acredita em Olimpíada de Inverno segura na Coreia do Sul apesar de tensão nuclear

(Reuters) - O ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Ban Ki-moon acredita que a Olimpíada de Inverno do ano que vem na Coreia do Sul será segura e bem-sucedida, apesar das tensões resultantes do programa de armas nucleares da Coreia do Norte.

Menos de cinco meses antes do início dos Jogos de Pyeongchang, potências mundiais têm mostrado dificuldade para lidar com uma série de testes nucleares e de mísseis balísticos do regime norte-coreano, o último dos quais sobrevoou o Japão e caiu no oceano Pacífico nesta sexta-feira.

"Embora exista uma tensão acentuada na Península Coreana, tenho certeza de que estes Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang serão um grande sucesso, com grande estabilidade", disse Ban, um sul-coreano, ao Canal Olímpico, em uma entrevista.

"Estou bastante confiante de que teremos Jogos Olímpicos de Inverno muito seguros, muito pacíficos e harmoniosos em Pyeongchang no ano que vem", acrescentou.

Na quinta-feira, Ban foi eleito como diretor da comissão de ética do Comitê Olímpico Internacional (COI), que luta para melhorar sua imagem em meio a uma série de casos de corrupção envolvendo dirigentes de alto escalão.        

A Olimpíada de Inverno ocorrerá entre 9 e 25 de fevereiro de 2018.

(Por Hardik Vyas, em Bengaluru)