Topo

McLaren trocará motores Honda por Renault no final da temporada

15/09/2017 11h16

F1-MCLAREN-HONDA-RENAULT:McLaren trocará motores Honda por Renault no final da temporada

Por Abhishek Takle

CINGAPURA (Reuters) - A ex-campeã mundial McLaren trocará seus motores Honda pelos da Renault no final da atual temporada de Fórmula 1, rompendo uma parceria de três anos marcada pela frustração e pelo fracasso.

A Honda continuará na modalidade, substituindo a Renault como fornecedora de motores da Toro Rosso, equipe de propriedade da Red Bull cujo piloto espanhol Carlos Sainz será emprestado à escuderia francesa na temporada de 2018.

A mudança, anunciada nesta sexta-feira no Grande Prêmio de Cingapura, encerra o sonho da McLaren e da Honda de recriar os dias de glória do final dos anos 1980 e início dos anos 1990, quando Ayrton Senna e Alain Prost eram dominantes.

"Devido a uma combinação de razões, nossa parceria não prosperou como qualquer um de nós teria desejado", disse o diretor-executivo da McLaren, Zak Brown, em um comunicado.

"Certamente não é por falta de esforço da parte da Honda ou da McLaren, mas chegou a hora de ir adiante em direções diferentes".

O presidente da Honda Motor Co., Takahiro Hachigo, lamentou a decisão, que havia se tornado um segredo bem conhecido, e agradeceu a Liberty Media, proprietária da F1, e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por sua participação no acerto com a Toro Rosso.

"É uma infelicidade termos que nos separar da McLaren antes de satisfazer nossas ambições, porém tomamos a decisão na crença de que esta é a melhor ação a se adotar para o futuro de ambas", disse.

Fernando Alonso, bicampeão mundial cujas demonstrações de revolta com as limitações da Honda se tornaram comuns nas transmissões das corridas, deve continuar na McLaren.

O espanhol de 36 anos, que conquistou seus títulos com a Renault em 2005 e 2006, não foi mencionado nos comunicados, mas ter um motor competitivo foi uma de suas principais exigências.