Topo

Sistema eletrônico substituirá juízes de linha em torneio de tênis Next Gen Finals

18/09/2017 14h44

TENIS-TECNOLOGIA:Sistema eletrônico substituirá juízes de linha em torneio de tênis Next Gen Finals

Por Martyn Herman

LONDRES (Reuters) - Os juízes de linha dos torneios de tênis estão incertos sobre seu futuro agora que a Associação de Tenistas Profissionais (ATP) anunciou que eles serão substituídos por "marcações de linha eletrônicas" na primeira edição da competição Next Gen Finals em Milão.

Pela primeira vez em um evento da ATP, o árbitro de cadeira será a única autoridade em quadra, já que a tecnologia 'Hawk-Eye Live' será usada para decidir se as bolas caíram dentro ou fora.

As decisões serão definitivas e os tenistas não poderão desafiar as marcações, como fazem na maioria dos torneios que contam com o tira-teima do sistema Hawk-Eye.

Mas as marcações duvidosas continuarão a ser acompanhadas por uma visualização em telões instalados no estádio.

As faltas com o pé, normalmente marcadas por juízes posicionados junto à linha de fundo, serão determinadas por uma "autoridade de revisão", que irá monitorar os pés dos jogadores no momento do saque através de câmeras.

O Next Gen ATP Finals será disputado em novembro pelos oito melhores tenistas de 21 anos ou menos e contará com uma série de inovações, como uma contagem regressiva entre pontos e sets e sets curtos.

Mas as marcações de linha eletrônicas criam a possibilidade de se eliminar de vez os juízes de linha.

"Isto poderia ser um momento histórico para a arbitragem em nosso esporte", disse Gayle David Bradshaw, vice-presidente executivo do departamento de Regras e Competição da ATP.

"Nossos atletas trabalham incrivelmente duro e merecem a melhor e a mais precisa arbitragem que pudermos oferecer. A tecnologia atual é tal que nos sentimos confiantes para testar este novo sistema no ambiente de um torneio de verdade".