Topo

Macron elogia COI por manter vivos sonhos de Paris e Los Angeles

21/09/2017 14h49

OLIMP-FRANCA-MACRON:Macron elogia COI por manter vivos sonhos de Paris e Los Angeles

PARIS (Reuters) - O presidente da França, Emmanuel Macron, prometeu nesta quinta-feira que os Jogos Olímpicos de 2024 irão transformar o esporte francês, e elogiou a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de manter vivos os sonhos de duas cidades ao anunciar ao mesmo tempo as sedes das Olimpíadas de 2024 e 2028.

A decisão do COI foi tomada depois que quatro das seis cidades que concorriam a receber os Jogos de 2024 retiraram suas candidaturas em meio a preocupações sobre o tamanho, o custo e a complexidade de se organizar o maior evento multiesportivo do mundo.

Los Angeles, então, retirou sua proposta para a Olimpíada de 2024, pela qual vinha fazendo campanha há dois anos, em troca de ser nomeada a sede de 2028. Dessa forma, Paris foi aclamada como candidata única para os Jogos de 2024.

"Obrigado primeiramente pela decisão de traduzir o espírito olímpico em ação ao combinar as duas ambições da candidatura Paris 2024 e da candidatura Los Angeles 2028", disse Macron durante visita do presidente do COI, Thomas Bach, à cidade portuária francesa de Marselha.

"Era necessária grande inteligência para se fazer isso, e você o fez", acrescentou.

Macron disse ainda: "Esses Jogos de 2024 serão os Jogos de toda a França e todo povo francês, e a ambição desses Jogos irá cumprir com os valores que nós apresentamos a vocês: desenvolvimento sustentável, inclusão e transformação do esporte na França".

Marselha receberá as disputas de vela e alguns jogos de futebol durante os Jogos Olímpicos de 2024.

(Reportagem da Reuters TV)