Topo

COI diz estar disposto a oferecer equipamentos a atletas da Coreia do Norte

22/09/2017 16h33

O Comitê Olímpico Internacional (COI) disse nesta sexta-feira que está ajudando a Coreia do Norte a preparar seus atletas para a Olimpíada de Inverno em fevereiro próximo na Coreia do Sul e que cobrirá os gastos dos equipamentos se for necessário.

Na quinta-feira a Reuters noticiou que a Coreia do Norte protestou a três federações esportivas internacionais dizendo que seus pedidos de compra de equipamentos esportivos para seus atletas estão sendo recusados devido às sanções lideradas pelos Estados Unidos.       

As três cartas de associações esportivas norte-coreanas, vistas pela Reuters em Genebra, foram destinadas à Federação Internacional de Esqui (FIS) e à Federação Internacional de Tiro com Arco, ambas sediadas na Suíça, e também à Federação Internacional de Esportes de Tiro, cuja sede está em Munique, na Alemanha.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) impôs nove rodadas de sanções à República Popular Democrática da Coreia (RPDC) desde 2006 devido a seus programas nuclear e de mísseis balísticos ilegais. As sanções comerciais têm áreas pouco claras, inclusive no tocante a alguns equipamentos esportivos.

Nenhuma das três federações respondeu a pedidos de comentário, mas a porta-voz do COI, Emmanuelle Moreau, confirmou que a entidade recebeu uma cópia da carta enviada à FIS.

"O COI está oferecendo assistência ao NOC (Comitê Olímpico Nacional) da RPDC para preparar seus atletas para os Jogos", disse Moreau por email nesta sexta-feira.

Sediado em Lausanne, na Suíça, o COI "está fazendo acertos" com a FIS e a União Internacional de Skate atualmente para cobrir a participação de atletas norte-coreanos em competições eliminatórias e campos de treinamento, informou.