Topo

Peter Sagan supera desgraça no Tour de France e ganha título mundial de ciclismo

25/09/2017 07h12

CICLISMO-MUNDIAL-SAGAN:Peter Sagan supera desgraça no Tour de France e ganha título mundial de ciclismo

Por Julien e Pretot

BERGEN, Noruega (Reuters) - Peter Sagan superou seu "ano terrível" com estilo, neste domingo, comemorando seu terceiro título mundial de corrida de estrada, pouco menos de três meses após ter sido expulso do Tour de France.

O eslovaco ultrapassou o favorito Alexander Kristoff e o australiano Michael Matthews, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, depois de passar o dia inteiro quieto no grupo principal.

"Toda vez que algo de ruim acontece, é para o bem. Você tem de ver de maneira otimista", disse Sagan, de 27 anos, em uma coletiva de imprensa.

Sagan foi desclassificado do Tour de France no dia 4 de julho, por ter provocado uma colisão do ciclista britânico Mark Cavendish na reta final, durante a quarta etapa da corrida. Ele ficou um tempo afastado e retornou no Tour da Polônia no final de julho, mas pulando a Vuelta, considerada uma excelente corrida de aquecimento para os campeonatos mundiais.

Ele entrou na corrida de 267,5 km de domingo com "pernas frescas" e uma mente renovada, admitindo que não tinha nenhuma "estratégia". A dez quilômetros da chegada, na última subida de Salmon Hill, o eslovaco achava que não tinha chance de vencer.

Ele é agora um dos cinco ciclistas com três títulos mundiais de corrida de estrada, juntamente com o italiano Alfredo Binda, os belgas Rik van Steenbergen e Eddy Merckx e o espanhol Oscar Freire, e o primeiro a vencer três vezes seguidas.