Topo

Hélio Castroneves vai para a SportsCar, mas não descarta planos para 500 Milhas de Indianápolis

04/10/2017 14h54

AUTOMOBILISMO-CASTRONEVES:Hélio Castroneves vai para a SportsCar, mas não descarta planos para 500 Milhas de Indianápolis

(Reuters) - O brasileiro Hélio Castroneves, um dos pilotos mais populares e bem-sucedidos da Fórmula Indy, irá disputar o campeonato de SportsCar na próxima temporada, mas deve continuar em busca de igualar o recorde de vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis, informou a equipe Penske nesta quarta-feira.

Hélio, que pilotou para a equipe de Roger Penske durante 18 temporadas, se unirá ao ex-colega de Penske e ex-piloto de Fórmula 1 Juan Pablo Montoya e a Dan Cameron no programa da Penske para o campeonato IMSA SportsCar no ano que vem.

Mas o brasileiro, de 42 anos, deve voltar ao circuito de Brickyard em maio de 2018 para disputar a Indy 500 pela Penske.

Hélio é um dos sete pilotos que venceram as 500 Milhas de Indianápolis três vezes, e quer se juntar ao clube seleto formado por A.J. Foyt, Al Unser e Rick Mears com quatro vitórias no "Maior Espetáculo do Automobilismo".

O brasileiro por pouco não conseguiu igualar o recorde neste ano, ao terminar em segundo lugar, atrás do japonês Takuma Sato.

"Tive a sorte de conquistar muitos dos meus objetivos pessoais com a Penske ao longo dos anos", disse Hélio. "Ajudar Roger, a equipe e todos com a Acura a iniciar este programa e o construir da estaca zero será mais um desafio e uma grande oportunidade na minha carreira".

"Também estou empolgado por ter a chance de correr de novo com a Penske nas 500 Milhas de Indianápolis. Essa corrida é muito importante para mim, e tentar me tornar o quarto vencedor de quatro provas é algo que realmente quero conquistar na minha carreira".

Hélio, que se juntou à Penske em 2000, tem 30 vitórias, inclusive os êxitos de 2001, 2002 e 2009 na Indy 500, e é o piloto com mais vitórias na história da equipe.

(Por Steve Keating, em Toronto)